Não há mais hipótese de expulsão de Aécio do PSDB
– “A matéria está decidida de maneira definitiva pela comissão executiva nacional”, afirmou o senador Antonio Anastasia em entrevista nesta segunda (16/09), dando por encerrada a possibilidade de expulsão do deputado federal Aécio Neves do PSDB.
No fim de agosto, o deputado tucano conseguiu uma vitória na executiva nacional da legenda, que votou por sua manutenção no PSDB. O pedido de expulsão de Aécio Neves, apresentado pelo diretório estadual do PSDB de São Paulo, desencadeou uma crise interna no partido.
Ex-presidente do PSDB, Aécio Neves é acusado de ter recebido R$ 2 milhões em propinas do empresário Joesley Batista. O empresário foi grampeado pedindo a quantia ao então dono da JBS para pagar despesas com sua defesa na Justiça.
O arquivamento gerou reações de tucanos paulistas. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, chegou a declarar: “Ou eu ou Aécio Neves”.
Anastasia tentou naturalizar a disputa na legenda. “A situação do partido é a situação como sempre esteve. É natural dentro de todos os partidos, um tem uma posição A e o outro a posição B”, declarou o senador tucano.
Na mesma entrevista, feita após participar de um evento na Assembleia de Minas, Anastasia admitiu que teve conversas com membros do PSD sobre uma migração para o partido. Uma das razões da saída de Anastasia do PSDB seria a movimentação pela expulsão de seu aliado Aécio Neves do partido tucano.