Imagens mostram animais mortos dentro de áreas protegidas, segundo ambientalista; crimes foram registrados nos parques das Sempre Vivas e o Grande Sertão Veredas.
Por Valdivan Veloso, G1 Grande Minas
O Instituto Grande Sertão recebeu denúncias de caça predatória em áreas de preservação permanente no Norte de Minas. O diretor do Instituto, Eduardo Gomes, divulgou nas redes sociais algumas fotos que foram tiradas nestas áreas, nos parques das Sempre Vivas e o Grande Sertão Veredas.
As imagens, segundo o ambientalista, serão encaminhadas junto às denúncias a serem feitas ao Ministério Público Federal, Polícia Militar de Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os suspeitos dos crimes ainda não foram identificados. O Parque Grande Sertão Veredas fica entre os municípios de Chapada Gaúcha e Arinos, e o das Sempre Vivas entre Olhos-d’Água, Diamantina e Buenópolis.
“São imagens fortes que chegaram e chocam muito por causa da atrocidade. Já existem denúncias nos órgãos locais e vamos acionar os órgãos federais, que são responsáveis pela fiscalização dentro destas áreas”, afirma Gomes.
As denúncias, ainda de acordo com o ambientalista, chegaram há poucos dias ao Instituto Grande Sertão. Mas a prática de caça a animais silvestres são comuns na região e os autores, geralmente, residem próximos aos parques. “Estas caças são feitas por profissionais. Não é por pessoas que pudessem estar fazendo por subsistência e que estivesse caçando passarinho. Isso é caça pesada, fora e dentro dos parques. São animais que correm risco de extinção e são desossados ali mesmo, onde foram abatidos”.
O analista ambiental do Ibama, Daniel Dias, lembra que qualquer pessoa pode denunciar crimes desta natureza sem a necessidade de identificação. “O canal de denúncia federal é a Linha Verde. Por ela tem um sistema de triagem e direcionamento da denúncia ao órgão responsável pela fiscalização. O agente que vai fiscalizar tem acesso apenas ao assunto que é a denúncia”.
A ligação para a Linha Verde é gratuita pelo 0800 61 8080. O Ibama também recebe via internet, através de seu site, as denúncias relacionadas a crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas também pelo Disque Denúncia Unificada (DDU) 181.