Há cerca de 10 anos na Web, o site jornalístico Em Cima da Notícia é acessado diariamente por milhares de pessoas. Vem passando por profundas transformações: além de novo layout e nova diagramação, obteve ganho substancial na velocidade e facilidade de acesso. Novas páginas estão sendo criadas, como esta, Cultura & Turismo, que, atendendo ao gentil convite de Luís Carlos Gusmão, passamos a assinar com o intuito de sempre procurar oferecer o melhor aos nossos leitores.
O sítio tem sua base em Montes Claros, Minas Gerais, cidade de 400.000 habitantes e polo de uma região que abrange 80 municípios e 2,5 milhões de habitantes.

Pertencente a Área Mineira da Sudene, Montes Claros tem nos setores de prestação de serviços, agronegócio, indústria, comércio varejista e atacadista o forte da sua economia. Cidade universitária, conta com várias instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), os campi da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), dentre outras voltadas ao ensino superior. Também cidade da arte e da cultura, tem no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (4000 alunos) um celeiro de talentos, alguns deles reconhecidos nacionalmente. Oriundo do Conservatório, o grupo folclórico Banzé (50 anos em 2018) coleciona participações e prêmios em vários festivais no país e exterior – sua próxima viagem, dessa feita à Grécia, já está pautada em nossa agenda.
Ainda na área da cultura, além das festas religiosas (Catopês, Marujos e Caboclinhos – Festas de Agosto), Festival Nacional do Pequi e Psiu Poético (já na sua 33ª ediçã), cabe citar o Centro Cultural Hermes de Paula (auditório, salão de exposições e biblioteca), o Museu Regional (em belo e restaurado edifício colonial – antiga Escola Normal), a Academia Montesclarense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico e a Casa do Artesão. Aqui e ali nos deparamos com ateliês, galerias de arte, lojas de artesanato, academias de dança, capoeira, cursos de canto e de teatro. Em alguns pontos que circundam a urbes, atabaques não se calam em certas noites, animando cerimônias em terreiros de macumba ou centros de candomblé.
Montes Claros, capital do Norte de Minas, IDH 0,77, dispõe de aeroporto de médio porte (5 voos diários para Belo Horizonte, São Paulo etc.), moderno terminal rodoviário, locadoras de veículos, empresas de táxi como Uber e 99, expressiva rede hoteleira, pousadas, motéis, várias agências de viagem, dois shoppings centers, inúmeras lojas de conveniência (algumas funcionando 24hs.)… enfim, uma cidade que atende plenamente as expectativas de seus inúmeros visitantes.
Lagos, praças, parques (seis), igrejas (a destacar a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, a Matriz de Nossa Senhora e São José e a pitoresca igrejinha do Morrinhos, com vista panorâmica da cidade), praça de esportes e um ginásio poliesportivo compõem o visual urbano.
Nos arredores, o fantástico Parque Estadual da Lapa Grande vale por si só a viagem.
A culinária norte-mineira encontra na cidade a sua síntese: é o famoso arroz com pequi e carne de sol, o feijão tropeiro com torresmo, o baião de dois, a carne de panela, a dobradinha, linguiças e chouriços, queijos e requeijões, doces, rapaduras, pimentas, mandioca, abóboras, farinhas, frutas… Cachaças da região gozam de fama mundial. No Mercado Municipal (em demorada reforma, ) pode-se encontrar de tudo. Infelizmente, o Restaurante Popular, ali ao lado, encontra-se inexplicavelmente fechado desde janeiro de 2017… Restaurantes e bares mais sofisticados se espalham por toda a cidade.E a movimentada e diversificada vida noturna, notadamente nos fins de semana, fica por conta de cantores e bandas de vários gêneros musicais e do brilho e alegria de milhares de estudantes.
Bem, Montes Claros é tudo isso e muito mais…
Obrigado pela atenção. A página está sendo montada e logo estaremos de volta com notícias e informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =