O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus (PV), promulgou nesta sexta-feira (5/11/21) a Resolução 5.590, que cria a Procuradoria da Mulher e institui a Bancada Feminina no âmbito do Legislativo. A deputada estadual Leninha (PT) foi escolhida como a líder.

Agostinho Patrus afirmou que as criações fortalecem a “representatividade das mulheres e o combate à desigualdade de gênero em Minas”. “Esta é mais uma importante vitória nas lutas cotidianas das mulheres mineiras”, afirmou em trecho de post nas redes sociais.

A Bancada Feminina vai, segundo Patrus, engradecer o debate e a qualidade dos projetos. A procuradoria, por sua vez, será um “importante espaço de apoio às mulheres no enfrentamento e prevenção à violência que tanto assola as cidadãs brasileiras”.

“A política só representará de fato a população quando sentir suas dores. Esta é, portanto, uma luta por uma sociedade mais humana e menos desigual. A ALMG trabalha para que o protagonismo feminino seja maior a cada dia, não só no Parlamento, mas em toda Minas Gerais”, ressaltou o presidente da Casa.

‘Marco’
A deputada Leninha foi escolhida para ser a líder da Bancada Feminina na ALMG. A parlamentar comemorou a novidade destacando que assume com “alegria e responsabilidade”. “Um marco na história da Casa e na minha trajetória”, escreveu nas redes sociais.

A líder reforçou ainda celebrar o dia de hoje, pois a criação da Bancada Feminina é um “lugar de fala” que foi negado para as mulheres ao “longo dos séculos”. “Por todas e por cada uma eu celebro esse dia”.

Com muita alegria e responsabilidade assumo a liderança da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Um marco na história da Casa e na minha trajetória. Além de ser a primeira mulher negra eleita pelo meu partido para a Assembleia agora me junto as outras 9 deputadas, para assim garantirmos a nossa presença na composição da Mesa Diretora. Isso é muito relevante, não é um posto, mas um lugar de fala que ao longo de séculos nos foi negado. Por todas e por cada uma eu celebro esse dia!
#BancadaFeminina #ALMG #DeputadaLeninha

A ALMG tem mais oito deputadas eleitas, além de Leninha (PT). Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PSOL), Beatriz Cerqueira (PT), Celise Laviola (MDB), Delegada Sheila (PSL), Ione Pinheiro (DEM), Laura Serrano (Novo) e Rosângela Reis (Pode)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 8 =