A Associação dos Surdos de Montes Claros reativa o seu time de futsal, que foi criado em 2004 e funcionou até 2017, quando foi desativado e passados sete anos volta a treinar. Na semana passada diretoria da associação se reuniu com a secretaria municipal de Esportes, Juliana Peixoto, quando discutiu a parceria. Em agosto de 2017 o time de Montes Claros se sagrou vice-campeão estadual, em evento realizado em Montes Claros, organizado pelas Associações de Surdos de Minas Gerais. Em agosto deste ano, o evento volta a ser realizado em Montes Claros estão sendo ministrados na Casa da Cidadania, que fica localizada na praça Raul Soares, S/Nº – Centro.
A Associação dos Surdos de Montes Claros foi fundada em 15/8/2002 e tem por finalidades: a inclusão de pessoas surdas, pela assistência social e cultural a seus associados, o estabelecimento de convênios e a realização e participação em eventos, isoladamente ou em conjunto com entidades congêneres e outras; a promoção de atividades sociais que visem a uma maior interação entre seus associados e familiares; a promoção de atividades esportivas entre associados e de competições com outras associações congêneres, no âmbito nacional e internacional; a promoção de atividades culturais, tais como organização de biblioteca e promoção de cursos de iniciação e aperfeiçoamento, conferências e de palestras que objetivem a divulgação e a uma maior difusão da associação no meio social do município e do Estado; o patrocínio e a promoção de intercâmbio social e cultural com entidades existentes no Brasil e no exterior; a reivindicação e a promoção, em todas as esferas do poder público, do que for necessário para a inclusão da pessoa surda na sociedade; a conscientização da sociedade sobre as reais potencialidades e limitações da pessoa surda e a promoção de formação, informação e conscientização das pessoas surdas, a fim de que se tornem efetivamente comprometidos e militantes da entidade, inclusive com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A presidente da Associação, Camila de Oliveira Xavier explica que em 2017 a equipe de Montes Claros, tinha atletas de idades entre 20 a 36 anos, já foi vice-campeã três vezes do estadual. Agora o time será formado por atletas mais jovens e treinarão na Praça de Esportes. O próximo torneio será em Contagem e Montes Claros participará. No ano de 2019, a Associação dos Surdos de Montes Claros, realizou diversos cursos com o objetivo de ampliar a inclusão dos deficientes auditivos da cidade. Foram iniciados, no dia 14 de setembro, os cursos de Formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais); Capacitação de Tradutor/Intérprete de Libras/Língua Portuguesa; e de Formação de Professor para o Ensino de Libras. Em outubro, iniciou-se um novo curso de Formação em Libras, direcionado aos servidores da Prefeitura de Montes Claros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 1 =