Câmara concede a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao ex-prefeito Athos Avelino

A Câmara de Vereadores entregou nesta quarta-feira (3/7), a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, ao médico e ex-prefeito Athos Avelino Pereira. A honraria é a maior comenda do legislativo, que anualmente homenageia lideranças do país que tenham prestado serviços em prol do município, no dia em que se comemora o aniversário da cidade que este ano completa 167 anos— Athos Avelino será o 52º a ser homenageado com esta honraria.
Nascido em Montes Claros, o médico Athos Avelino tem experiência em administração pública, tendo sido prefeito de Montes Claros, no período de 2005 a 2008. Foi também deputado federal, por Minas Gerais, em 2003 e 2004 e diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) em 2009/2010.
O homenageado pontuou que a sua jornada não foi feita sozinho. Foi com a ajuda e contribuição da sua esposa, Vera Lúcia Pereira Nunes, que cursou medicina com ele e dali iniciaram uma vida juntos com mais de 50 anos de casado.
“É com muita honra que recebo a comenda máxima da minha terra, nossa querida Montes Claros. Compartilho essa medalha com minha família, e ainda, com todos os meus companheiros de trabalho, do Centro Regional de Saúde, dos hospitais Santa Casa e o Clemente de Faria, da Câmara Federal e especificamente da Prefeitura de Montes Claros”, enfatizou o homenageado.
A escolha do homenageado é feita pela Mesa Diretora da Câmara de Montes Claros e aprovada pelos demais vereadores. A escolha do homenageado é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado.
O vereador Valdecy Contador (PP) discursou em nome dos demais parlamentares, que destacou a potência econômica que Montes Claros vem se tornando ao longo dos anos. “Terra de gente forte, resistente e de uma cultura inigualável. É aqui onde os caboclinhos e catopês fazem festa e encantam mundo afora”, pontuou.
O irmão do homenageado, Wagner Pereira Braga, contou um pouco sobre a infância e como Athos era dedicado aos estudos. “Ele é nosso irmão mais velho e desde pequeno era o orgulho dos nossos pais. Começou sua trajetória em um pequeno posto de saúde no bairro Maracanã até ser prefeito da nossa cidade”, afirmou Wagner.
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, também discursou em homenagem a Athos Avelino.
“Precisamos de mais homens como Athos Avelino: íntegro e que dedica a vida em prol do próximo. Ele deixou na prefeitura mais amigos do que em outro lugar, isso é a prova do compromisso que ele tem com a política honesta, pensando sempre no bem-estar da população e dos servidores”, frisou o prefeito.
A homenagem lotou o plenário da Câmara Municipal de Montes Claros e contou com a presença de lideranças políticas e da sociedade civil, Polícia Militar e população. O deputado estadual Gil Pereira (PSD) lembrou da época do mandato de Athos como prefeito, no qual ele buscava recursos para o município, especialmente para a saúde. Já o deputado federal Marcelo Freitas (União), reconheceu o valor do homenageado como homem público, destacando as ações para melhorar a vida do cidadão. (Ascom/CMMC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =