Galo perde invencibilidade de seis jogos na Série A, mas continua no G4
– O Atlético perdeu invencibilidade de seis jogos no Campeonato Brasileiro. O Galo teve boa atuação diante do Athletico Paranaense, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba, mas acabou derrotado por 1 a 0, em duelo válido pela 15ª rodada da Série A. O Alvinegro criou chances claras e quase empatou nos instantes finais da partida. No entanto, o goleiro Santos salvou o Furacão em momentos cruciais. O gol foi marcado por Marcelo Cirino, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Atlético fica na quarta colocação do Brasileiro, com 27 pontos. O Athletico Paranaense chega ao oitavo lugar, com 22 pontos. O próximo desafio do Galo na competição é contra o Bahia, no sábado que vem, às 11h, no Independência. Antes, o time de Rodrigo Santana enfrenta o La Equidad em compromisso pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira, às 21h30, no Horto.
O JOGO – O primeiro lance de perigo foi criado pelo Atlético. Aos 2min, depois de jogada rápida de Cazares pela direita, Chará ficou com o rebote na entrada da área e arriscou o chute, para a defesa de Santos. O Galo mostrava segurança defensiva e conseguia criar oportunidades. A bola era carregada principalmente por Cazares e Chará e chegava a Papagaio. O centroavante, porém, finalizou mal em duas boas chances de gol. O time da casa passou a apertar a marcação e a ter maior posse de bola. Aos 29 minutos, foi a vez do Furacão ameaçar: Marco Ruben recebeu passe de Adriano e bateu forte. A bola saiu rente ao travessão de Cleiton.
Após interrupção da partida por problemas na iluminação, o Atlhletico abriu o placar na Arena da Baixada. Marco Ruben recebeu cruzamento na área, mas foi travado no momento da conclusão. Marcelo Cirino pegou o rebote na entrada da área e chutou no canto direito de Cleiton: 1 a 0. A equipe rubro-negra ainda pressionou nos instantes finais e terminou a etapa com maior posse de bola: 52%. O Galo teve mais finalizações que o adversário: sete contra cinco.
Na volta do intervalo, o técnico Rodrigo Santana realizou duas alterações no Atlético: Nathan no lugar de Martínez, que tinha cartão amarelo; e Otero na vaga de Cazares. Com as alterações, o ímpeto ofensivo do Alvinegro cresceu. Aos 5min, em cobrança de falta, Otero mandou a bola próxima ao travessão de Santos. O Galo pressionava, mas também deixava espaços. Em dois lances seguidos, os mineiros quase empataram. Aos 14min, Vinícius aproveitou boa jogada entre Fábio Santos e Chará, driblou Wellington e chutou cruzado. A bola desviou, Papagaio tentou na sobra, mas a zaga paranaense afastou. Um minuto depois, inversão de bola chegou a Chará, que entrou na área, driblou o marcador e finalizou forte. O goleiro Santos, apesar de desvio na trajetória, defendeu.
O Athletico voltou a ameaçar aos 29 minutos, em finalização de Rony, de primeira. Cleiton defendeu com segurança. O Galo se manteve no ataque, com Vinícius, Otero e Chará ativos na criação. Papagaio, no entanto, não conseguia ter uma clara para concluir em gol. Aos 32min, Rodrigo Santana mexeu no time pela última vez: Geuvânio no lugar de Vinícius.
Aos 39min, o Atlético teve a melhor chance de empatar a partida em dois lances consecutivos. Nathan trocou passes com Otero e chutou cruzado, rasteiro. Santos se esticou e espalmou. Chará apareceu completou no rebote, mas o goleiro do Furacão fez outra grande defesa.
ATHLETICO-PR 1 X 0 ATLÉTICO
Athletico-PR: Santos; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães e Thonny Anderson (Bruno Nazário); Marcelo Cirino (Nikão), Rony e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes.
Atlético: Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Ramón Martínez (Nathan); Cazares (Otero), Elias, Vinicius (Geuvânio) e Chará; Papagaio. Técnico: Rodrigo Santana.
Gol: Marcelo Cirino (Athletico Paranaense), aos 37min do primeiro tempo
Cartões amarelos: Bruno Nazário, Marco Rubén (Athletico Paranaense); Ramón Martínez (Atlético).
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná