Projeto Galerias Urbanas prevê intervenções artísticas em Arinos, Brasília de Minas, Janaúba, Montes Claros e Salinas

Equipe do BNB: Ulisses Vasconcelos, Danilo Cordeiro, Wesley Maciel e Fernando Madureira. (LUCAS MELO)

O Banco do Nordeste Cultural abriu inscrições de edital para a nova edição do Programa Galerias Urbanas, que prevê intervenções artísticas nas fachadas das agências do BNB em Arinos, Brasília de Minas, Janaúba, Montes Claros e Salinas. As inscrições poderão ser feitas de forma online até o dia 5 de novembro, por meio de formulário disponível no portal da instituição.
A iniciativa está sendo expandida para todos os estados da área de atuação do Banco do Nordeste, após exitoso projeto-piloto da Paraíba. O Galerias Urbanas tem como objetivo fortalecer o papel institucional do BNB como garantidor de direitos culturais e promotor da cadeia produtiva das artes visuais em sua região de atuação.
O projeto teve início em outubro de 2019, quando contemplou seis agências do interior da Paraíba, onde os artistas Shiko, Thayroni Arruda, Flora Santos, Dyógenes Chaves, Thaynha, Dedoverde e Besouro confeccionaram murais em homenagem a ícones da música do estado, como Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Jaguaribe Carne e Socorro Lira.
Por meio da nova edição, o Programa Galerias Urbanas vai investir R$ 358 mil e contemplará 60 projetos de arte urbana. Os murais ficarão expostos em agências de Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Podem participar da seleção artistas individuais maiores de 18 anos, grupos e coletivos, com comprovada experiência na área de artes visuais, desde que residentes no estado da federação onde está localizada a agência para a qual a proposta será enviada.
“O Programa Galerias Urbanas nasceu como uma retomada do diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, após experiências exitosas, como a dos Espaços Nordeste, ocorrida entre os anos de 2009 e 2014, proporcionando à população atendida a oportunidade de conhecer a produção dos artistas paraibanos do grafite e enaltecendo a produção musical dos seus conterrâneos. Atualmente, são 18 painéis de 15 metros quadrados, distribuídas em seis agências da Paraíba”, explica Murilo Albuquerque, gerente da Célula de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − sete =