O presidente criticou o país, que deixou de investir na Amazônia, postando vídeo de outro país
Depois da suspensão da ajuda financeira da Noruega para a luta contra o desmatamento na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar Oslo e sua caça às baleias, mas usando imagens erradas, o que provocou piadas nas redes sociais.
“Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, tuitou Bolsonaro na noite de domingo.
O tuíte inclui um vídeo e fotos que mostram, com uma música melancólica ao fundo, o resultado de uma caça em massa de cetáceos, depois abatidos na praia, com o sangue tingindo as águas de vermelho.
O problema é que as imagens supostamente feitas em 29 de maio na Noruega ilustram um festival de caça tradicional chamado ‘grindadráp’ nas Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca no Atlântico Norte.
“Haha, que presidente idiota o Brasil tem! NÃO É a Noruega! Não matamos assim as baleias. Informe-se se quiser ser respeitado! É uma ‘Fake news’, como diria Trump”, reagiu um usuário do Twitter.
“Informação falsa é um crime, senhor Presidente”, afirma outro.
Bolsonaro critica a Noruega desde que este país, assim como a Alemanha, anunciou na semana passada o bloqueio de 133 milhões de reais (cerca de 33 milhões de dólares) destinados ao Brasil sob acusação de que o Brasil “não quer deter o desmatamento” da Amazônia.
Com isso, teria rompido unilateralmente o acordo alcançado com os doadores do Fundo, para o qual Oslo contribuiu com 900 milhões de dólares desde sua criação em 2008.
A Noruega é um dos poucos países do mundo que autoriza a caça comercial de baleias, e por isso também é criticada por ONGs ligadas ao tema.