Benefícios exclusivos em meio à crise financeira do Estado mostram força de pressão da categoria, que ameaça protestos a partir de amanhã
Em reunião nesta quarta-feira com representantes das forças de segurança, o governo de Minas se comprometeu a pagar integralmente as parcelas restantes do 13º para os policiais no dia 21 de maio. Também prometeu conceder à categoria, junto com o salário de junho, um ‘abono-fardamento’ de cerca de R$ 2,1 mil. É o que informou há pouco o Estado de Minas. Segundo o jornal, Zema cedeu aos policiais para evitar um grande protesto programado pela categoria para esta sexta-feira na Cidade Administrativa.
A conquista dos benefícios, em meio à crise financeira dramática vivida pelo Estado, mostra a força política adquirida pelos policiais, uma das categorias mais organizadas de servidores públicos. Cientes de sua capacidade de pressão, os policiais têm desafiado sucessivos governos desde meados dos anos 90 e suas mobilizações para greves ou protestos são hoje um dos maiores pesadelos para os governadores.