Luciana Axé, assistente social e professora de capoeira será a primeira mulher a presidir o COMPIR

Será realizada nesta quinta-feira (9) às 9h30, a posse de Luciana de Fátima Oliveira, a Luciana Axé, na presidência do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros-COMPIR

“Nestes dois anos, nosso mandato, deu visibilidade e legalidade ao COMPIR, criando o seu Regimento Interno, dando inclusive, condições de acesso ao seu Fundo Municipal, o que não era permitido anteriormente”, Informou o atual presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros, Gu Ferreira.

Segundo ele, várias intervenções também aconteceram, como seminário, palestras etc, além da criação de uma Galeria Afrodescendente, homenageando negros e negros que contribuíram para a constrição desta cidade.

“O conselho é de fundamental importância, pois vai elaborar e propor políticas públicas em nossa cidade. As estatísticas levantadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que 75% das pessoas mortas em “intervenções policiais” entre 2017 e 2018 eram negras, e que entre 2007 e 2017 os homicídios de negros cresceram 33,1%, enquanto os de não negros aumentaram 3,3%. Os dados sobre homicídios são a ponta do iceberg quando o assunto é racismo e segurança pública, e os números são uma aparição bastante evidente da conexão entre os dois. Trabalhar no combate ao racismo e intolerância religiosa é preciso e é um dever de todos”, disse o Coordenador das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, José Gomes Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + cinco =