Os deputados Gil Pereira e Carlos Pimenta (Foto reprodução)
Desde 2001 que os proprietários de veículos de Minas Gerais protestam contra a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), criada no governo Itamar Franco e que ficou conhecida como “Taxa do Gil”, por ter sido defendida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo deputado Gil Pereira (PSD).
Recentemente, com o voto de Carlos Pimenta (PDT), a maioria dos deputados mineiros daquela casa legislativa aprovou o PL (projeto de lei) 2.385/21, do deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) que reduz o valor da taxa a ser cobrada. A versão aprovada do projeto, no entanto, mantém a cobrança da taxa, mas com outros critérios.
Por isso, Cleitinho insiste na extinção da dita “Taxa do Gil”. Na última sexta-feira (27), o parlamentar solicitou aos seus pares que aprovassem em Plenário o PL original de sua autoria que extingue a TRLAV, uma vez que a versão em papel do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos foi substituída por um documento digital (o CRLV-e). “Peço humildemente o apoio dos colegas para que a população mineira pague menos. O Estado está aqui para servir a população, não o contrário – a população servir o Estado”, defendeu.
Em aparte, o deputado Carlos Pimenta (PDT) parabenizou o parlamentar pela iniciativa e prometeu apoio, alegando que a população já paga taxas demais. “Hoje, o proprietário de veículo é muito penalizado. Vou votar favoravelmente a esse projeto”, concluiu.