– O número de inspeções para identificação e remoção de ligações irregulares e clandestinas cresceu mais de 65% em Minas Gerais em 2019, conforme dados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), publicado neste sábado (18), pelo Jornal de Notícias.
De acordo com a Cemig, em 2018, foram realizadas 185 mil inspeções pela companhia, e no ano passado, a empresa alcançou um recorde histórico de fiscalizações: 306 mil. O aumento das inspeções tem o objetivo de reduzir o desvio de 4,2% da energia fornecida pela empresa em sua área de concessão, o que compromete a qualidade e causa um prejuízo de R$ 450 milhões por ano.
Somente em Montes Claros, a Cemig visitou 22.470 unidades, encontrando 5.653 irregularidades. O município é uma das maiores áreas quentes de criminalidade quando o assunto são os “gatos”, ligações clandestinas que causam prejuízos aos usuários legais. O objetivo das inspeções é reduzir o número de fraudes na rede de distribuição, uma vez que as perdas decorrentes das ligações irregulares refletem não somente na economia da empresa, mas também da população, já que a energia furtada é considerada na composição da tarifa de energia elétrica.
Além das inspeções de rotina, a Cemig realiza, periodicamente, mutirões para regularizar as unidades que possuem algum tipo de fraude, inclusive acompanhada da Polícia. Além disso, o gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, destaca o Centro Integrado de Medição (CIM), responsável por acompanhar o consumo em tempo real dos clientes da companhia.
“Acompanhamos o consumo de mais de 8,5 milhões de unidades consumidoras e, além de fazer a rotina diária de inspeções por meio dessas avaliações de consumo, realizamos mutirões em todo o Estado. O ano passado foi histórico, com o maior número de irregularidades encontradas e, ao corrigi-las, conseguimos preservar os interesses da sociedade que paga suas contas de forma correta e a receita da companhia.”, destaca. A população também pode auxiliar a companhia no combate ao furto de energia, denunciando irregularidades.
Essas denúncias são feitas de forma anônima pelo telefone 116 e demais canais de comunicação da Cemig.
Fique ligado! Saiba como economizar
Geladeira e freezer
Não abra e feche a geladeira várias vezes. Arrume os alimentos de forma que consiga localizá-los rapidamente e pegue de uma vez só tudo o que for precisar.
Máquina de lavar e secar roupas
Acumule roupa suja. Só utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima especificada pelo fabricante. Deixe a secadora somente para os tempos muito frios e úmidos.
Televisão
Se você tem o hábito de dormir assistindo televisão, habitue-se a programar o timer. Mas o ideal mesmo é desligar no botão, para evitar o stand-by.
Ferro de passar
Acumule roupa e evite ligar o ferro de passar várias vezes no dia ou na semana. Do aquecimento inicial até a estabilidade de temperatura, o consumo de energia é muito alto.
Ar-condicionado
Escolha um aparelho com a potência adequada ao seu cômodo. Feche bem as portas, janelas e cortinas do cômodo que está sendo refrigerado.
Chuveiro elétrico
Reduza o tempo de banho. Evite atividades como escovar os dentes debaixo do chuveiro elétrico.