Democratizar o acesso aos livros, promover o prazer da leitura e ampliar o universo cultural, informacional e artístico de crianças e adolescentes que vivem em territórios com escassa oferta de espaços, recursos, equipamentos e eventos artístico-culturais. Esses são os objetivos do Circuito Cultural Livro & Cena, realizado pela Fundação Vicintin, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em dez 14 municípios do Norte de Minas.

Riacho dos Machados e Josenópolis são as duas primeiras cidades da região que recebe a 2ª edição do projeto, a partir de amanhã (25). Botumirim, Bocaiúva, Buritizeiro, Capitão Enéas, Cristália, Grão Mogol, Olhos D’Água e Várzea da Palma são as outras cidades da região contempladas. Ao todo, 50 escolas públicas, sete escolas filantrópicas e uma entidade de acolhimento institucional vão receber o projeto, durante os nove meses de execução. Cerca de 7 mil estudantes e 700 educadores serão beneficiados pelas atividades do projeto.

No primeiro ciclo do projeto, cada uma das 58 instituições participantes do Circuito Cultural Livro & Cena vai receber um espetáculo teatral com muita diversão para as crianças e adolescentes. Os espetáculos são trabalhados de acordo com a demanda etária de cada público, permitindo adequações temáticas e de linguagem, e proporcionando que todo o público do projeto possa desfrutar das apresentações. A magia das artes cênicas vai tomar conta das instituições, em um momento lúdico e cheio de criatividade.

Com o espetáculo teatral Mundo Jojoba Show, criação da Cia. Lunática e do Ateliê Brincante, a palhaça Jojoba traz suas bagagens musicais, dançantes e brincantes, criando curiosidade e chamando a meninada para entrar na brincadeira e cirandar. O espetáculo tem duração de 30 minutos.

Também serão doados 2,9 mil livros de literatura infantil e infantojuvenil, sendo 50 para cada uma das instituições participantes, em um baú multiuso especialmente preparado pelo projeto Circuito Cultural Livro & Cena, com um kit cênico contendo quatro dedoches, duas silhuetas para teatro de sombra e dois fantoches. Além de comportar os livros, o baú pode ser utilizado como teatro de palco, teatro de vara ou marionete, teatro de fantoche, fantoche de luva, dedoches e teatro de sombras. Serão distribuídos ainda cinco baús multiusos para bibliotecas públicas dos territórios, totalizando 63 baús multiuso.

Para os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o projeto oferece dez workshops com atividades culturais e de expressão artística, envolvendo narrativas literárias, para serem utilizadas dentro e fora do contexto escolar. Cada encontro tem duração de três horas, e busca estimular as capacidades expressivas de professores para ampliarem e aplicarem no desenvolvimento de um trabalho educativo.

O projeto ainda visa incentivar e difundir a produção cultural e artística local; assegurar o acesso à cultura como direito social e de cidadania; e democratizar o acesso à arte e à cultura junto ao público do projeto, nas dez cidades contempladas.

Programação do 1° circuito:

25 a 28/04 – Riacho dos Machados e Josenópolis

09 a 12/05 – Cristália e Botumirim

23 a 26/05 – Capitão Enéas e Grão Mogol

06 a 09/06 – Bocaiuva

20 a 23/06 – Olhos D’Água e Várzea da Palma

04 a 07/07 – Buritizeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =