Marina Silva e Heloísa Helena votaram favoravelmente à federação da Rede com PSOL. Foto: Roberto Stuckert Filho
O partido Rede Sustentabilidade aprovou por unanimidade, neste sábado (12), a proposta de federação com o PSOL. A ex-ministra Marina Silva e a ex-senadora Heloisa Helena votaram favoravelmente à proposta. Agora, falta apenas o PSOL aprovar a proposta, A sigla se reunirá na próxima terça-feira (15) para tomar uma decisão.
Em sua rede social, a presidente do PSOL, Juliana Ribeiro, rebateu, neste sábado (12), as críticas do deputado federal do partido, Glauber Braga (PSOL-RJ), à busca de unidade da direção do PSOL em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Com todo respeito ao deputado, “erra feio” quem acredita que é hora de ressaltar diferenças ao invés de buscar a unidade. Felizmente, o congresso do PSOL decidiu o contrário: trabalharemos para unir as esquerdas em torno de um programa antineoliberal”, escreveu.
Com todo respeito ao deputado, “erra feio” quem acredita que é hora de ressaltar diferenças ao invés de buscar a unidade. Felizmente, o congresso do PSOL decidiu o contrário: trabalharemos para unir as esquerdas em torno de um programa antineoliberal. https://t.co/hdOdGd0it8
— Juliano Medeiros (@julianopsol) March 12, 2022
Federação Rede e PSOL ainda não garante apoio a Lula
O presidente da Rede, Wesley Diógenes, confirmou que a federação, caso formada, provavelmente apoiará a candidatura de Lula . Apesar disso, segundo ele, ainda haverá um debate interno sobre o posicionamento da sigla.
Ele também usou sua rede social para comentar a federação com o PSOL com o objetivo de, segundo ele, lutar “contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável”.
Em reunião histórica, o Elo Nacional da @REDE_18 aprovou por unanimidade a Federação com o @psol50 baseado num programa que coloca a defesa socioambiental no centro do processo da disputa eleitoral. Vamos juntos na luta contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável.
— Wesley Diógenes (@Diogenes_Wesley) March 12, 2022
Heloísa Helena (Rede), que já declarou apoio a Ciro Gomes (PDT) também comentou a decisão da sigla de aprovar a federação com o PSOL e destacou o direto de ambos os partidos à divergência pública. O senador Randolfe Rodrigues deve ocupar a coordenação da campanha de Lula.
Em reunião do Elo Nacional a REDE aprovou por unanimidade a Federação com o PSOL, preservando a autonomia dos dois Partidos no DIREITO À DIVERGÊNCIA PÚBLICA – na eleição presidencial e nos estados, já pactuados nas tratativas entre os dois Partidos.
— Heloisa Helena (@_Heloisa_Helena) March 12, 2022
Enquanto isso, Glauber Braga, que se opõe à articulação em torno do apoio à candidatura de Lula, quer se lançar à Presidência, diz contar com o apoio de parte da militância da sigla O partido decidirá seu posicionamento em votação, mas lideranças como Guilherme Boulos já anunciaram apoio ao ex-presidente.
Via DCM