Festividades terão Encontro de Ternos de Folia e Festival de Aboio e Viola

A Prefeitura de Montes Claros realiza entre os dias 1 e 3 de fevereiro, na Praça da Matriz, a 28ª edição da Festa Nacional do Pequi. O evento vai contar com apresentações musicais, seminários, palestras, oficinas de arte, exposições, exibição de filmes, entre outras manifestações artísticas. E, dentro das festividades, no dia 3, das 8 às 18 horas, serão realizados o 6º Encontro de Ternos de Folia do Norte de Minas e o 10º Festival de Aboio e Viola. As apresentações fazem parte do encerramento da festa. As apresentações irão acontecer no Solar dos Oliveiras, no Centro de Agricultura Alternativa (CAA), e na arena da Praça da Matriz.

De acordo com Durval Santos, um dos produtores do evento, os encontros evidenciam a cultura e a religiosidade locais, enaltecendo os hábitos e as crenças do homem simples do sertão. “O evento reúne diversas comunidades rurais e suas populações, revelando importantes representantes da cultura caipira do Norte de Minas. Jovens violeiros, cantadores, repentistas, lunduzeiros, ternos de folia, tocadores e novas criatividades, que transformam o ambiente em um verdadeiro movimento cultural de nosso sertão”, conta.
Ainda segundo Durval, as apresentações têm por objetivo resgatar as raízes musicais do município, incentivando os intérpretes da música sertaneja de raiz e favorecendo a presença da cultura popular, além de preservar o canto do vaqueiro, o toque de viola, os ritmos e costumes do povo do sertão. “Esse evento tem a possibilidade de fomentar as aptidões artísticas dos mais jovens, com reconhecimento cultural dos mestres e foliões, detentores e herdeiros de preciosos conhecimentos dos saberes e cantares de um povo”, afirma.
O Aboio – O aboio é uma tradição antiga e respeitada pelo homem do sertão. O aboio típico do Norte de Minas e Vale do São Francisco é um canto entoado pelo vaqueiro na lida com o gado do campo e para ajudar na condução do gado para os currais de um lugar para o outro. Um canto ou toada um tanto dolente, uma melodia calma e bem ritmada ao andar lento dos animais.


Fonte: Aascom / Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + seis =