Entre os quase 300 nomes divulgados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para compor a equipe de transição para o governo Lula, muitos deles são de pesquisadores e deputados federais mineiros.
Tarefa desafiadora
O Gabinete de Transição pode nomear, por lei, 50 integrantes para cargos de comissão com a tarefa de realizarem relatórios e apontamentos para o novo governo. Contudo, pode ainda requisitar servidores públicos e contar com colaboradores voluntários, que são a maioria da lista já divulgada.
Os 31 grupos técnicos são coordenados pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, do Partido dos Trabalhadores, e têm um intenso trabalho a fazer. Até 30 de novembro, devem entregar um diagnóstico preliminar, com alertas dos órgãos de controle, análise da estrutura de cada área e uma lista com sugestões de atos normativos que devem ser revogados a partir de janeiro de 2023.
O relatório final deve ser apresentado em 11 de dezembro e já deve conter uma base para a próxima gestão: análise dos programas da atual gestão, programas das gestões do PT que foram descontinuados, além de análises de contratos, de parcerias, reorganização de estruturas e medidas prioritárias para os primeiros 100 dias de governo.
Confira os nomes das mineiras e mineiros que estão na tarefa:
CENTRO DE GOVERNO
– Reginaldo Lopes: deputado federal (PT).
ORGANIZAÇÃO DA POSSE
– Gleide Andrade – Secretária nacional de Finanças do PT, natural de Divinópolis.
CIDADES
– Bella Gonçalves – Deputada estadual eleita em Minas Gerais pelo PSOL. Atualmente, é vereadora em Belo Horizonte. Lutadora pelo Direito à Cidade. Lésbica e cientista política.
– Geraldo Magela: ex-deputado federal, ex-deputado distrital e ex-secretário de Habitação do Distrito Federal. Funcionário concursado do Banco do Brasil desde 1979. Natural de Patos de Minas.
COMUNICAÇÃO SOCIAL
– André Janones: deputado federal por Minas Gerais desde 2019, reeleito em 2022. Advogado e influenciador digital.
– Tereza Cruvinel: jornalista. Trabalhou em diversos veículos de comunicação. Foi presidenta da Empresa Brasileira de Comunicação no governo Lula.
CRIMES CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
– Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay): é advogado criminalista. Natural de Patos de Minas,
CULTURA
– Áurea Carolina: deputada federal por Minas Gerais. Como parlamentar, destacou-se no enfrentamento à censura e na defesa das políticas públicas de cultura.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
– Newton Cardoso Jr.: deputado federal (MDB)
– Paulo José Carlos Guedes: deputado federal (PT)
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME
– André Quintão – deputado estadual em Minas Gerais pelo PT. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte, vereador da capital por dois mandatos e também secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.
– Patrus Ananias: deputado federal por Minas Gerais pelo PT e ex-ministro do Desenvolvimento Social.
DIREITOS HUMANOS
– Duda Salabert: deputada federal eleita (PDT).
EDUCAÇÃO
– Luiz Cláudio Costa: professor e pesquisador na Universidade Federal de Viçosa, onde foi reitor. Foi secretário-executivo do Ministério da Educação.
– Macaé Evaristo: ex-secretária municipal de Belo Horizonte e deputada estadual eleita. É mestre em Educação (UFMG) e professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
– Ana Pimentel: deputada federal eleita (PT).
IGUALDADE RACIAL
– Martvs das Chagas: secretário de Planejamento de Juiz de Fora, foi diretor de Fomento na Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura, secretário nacional de Ações Afirmativas e ministro de Promoção da Igualdade Racial.
– Nilma Lino Gomes: ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Foi a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade pública federal, ao ser nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em 2013. É professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG.
– Dandara Tonantzin: deputada Federal eleita (PT).
INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS
Subgrupo de micro e pequena empresa
– Tatiana Conceição Valente: coordenadora do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, militante da economia solidária e cooperativista.
INFRAESTRUTURA
– Alexandre Silveira: senador por Minas Gerais, ex-deputado federal e advogado. Foi secretário estadual de Saúde em Minas Gerais.
– Maurício Muniz: ex-ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República.
JUVENTUDE
– Miguel Ângelo: deputado federal eleito (PT).
– Moara Saboia – Vereadora em Contagem pelo PT. Mulher, negra, militante e estudante. Ex-presidenta da União Nacional dos Estudantes.
MINAS E ENERGIA
– Anderson Adauto: ex-ministro dos Transportes durante o primeiro mandato do presidente Lula. Foi prefeito de Uberaba por dois mandatos e deputado estadual em Minas por 16 anos, de 1987 a 2003.
– Odair Cunha: deputado federal (PT).
MULHERES
– Eleonora Menicucci: professora, mineira e ex-ministra, já comandou a Secretaria de Políticas para as Mulheres brasileira, durante o primeiro governo Dilma. Filiada ao Partido dos Trabalhadores.
POVOS ORIGINÁRIOS
– Célia Xakriabá: deputada federal eleita por Minas Gerais, é professora ativista indígena do povo Xakriabá em Minas Gerais. Integra a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade.
RELAÇÕES EXTERIORES
– Romênio Pereira: secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, natural de Patos de Minas.
SAÚDE
– Bruno Farias: deputado federal eleito (Avante).
– Weliton Prado: deputado federal (Pros).
TRABALHO
– Patrícia Vieira Trópia: doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Presidiu a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.
– Sandra Brandão:é economista, mestre em Economia pela Unicamp.
– Rogério Correia: deputado federal (PT).
TURISMO
– Luis Tibé: deputado federal (Avante)
Via Brasil de Fato