A Prefeitura de Montes Claros está convocando a população a completar o esquema de vacinação e a tomar as doses de reforço contra o novo coronavírus. O apelo foi feito durante coletiva de imprensa concedida pela secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, na manhã desta quinta, 23. Ela destacou que a conscientização, o distanciamento social e o uso de máscaras são essenciais para diminuir os índices de contaminação, que aumentaram em 700 por cento nos últimos dias, em grande parte por causa do relaxamento da população com as medidas preventivas, visto que a doença estava sob controle na cidade. A maioria das contaminações está ocorrendo na faixa-etária de 30 a 39 anos.

Neste mês, foram registrados 4 óbitos causados pela COVID-19 na cidade, depois de meses sem nenhuma ocorrência de mortes provocadas pelo vírus. Nenhum dos falecidos estava com o quadro vacinal completo.
Ao todo, 91% da população de Montes Claros acima de cinco anos já foi vacinada com a primeira dose; os que receberam a segunda dose chegam a 85%. Quanto à primeira dose de reforço, que está disponível para quem tem mais de 12 anos, foi imunizado apenas 45% do público-alvo; já a segunda dose de reforço, que pode ser tomada por quem tem mais de 30 anos, atingiu apenas 8% das pessoas, e daí a necessidade urgente de conscientização de todos, já que os dados demonstram que a vacina perde força de imunização após quatro meses de aplicação da dose.

A Prefeitura está reforçando a estrutura de vacinação na cidade, para que as pessoas possam completar os cartões e se imunizar do coronavírus, gripe (influenza) e outras doenças. O Município também emitiu um decreto obrigando o uso de máscara em locais fechados.

A secretária municipal de Saúde pediu o apoio dos órgãos de comunicação: “combatam as fake news e nos ajudem a conscientizar a população”.

O secretário de Comunicação da Prefeitura, Alessandro Freire, aproveitou o momento para alertar que o frio, as férias e as festas (os 3 Fs) podem agravar ainda mais a situação. “A Prefeitura está fazendo o seu papel, mas a população deve se conscientizar e contribuir, se prevenindo com o uso de máscaras, distanciamento e, principalmente, a vacinação”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 15 =