Sassá foi expulso logo no início do segundo tempo do jogo na Arena da Baixada
Mesmo com um a menos desde os 14’ do segundo tempo, quando Sassá foi expulso, o Cruzeiro conseguiu segurar o Athletico-PR dentro da Arena da Baixada e conquistar um empate na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fábio, em noite inspirada, foi o grande responsável pelo 0 a 0 em Curitiba.
Com o empate, o Cruzeiro ultrapassou Ceará e Botafogo e chegou à 14ª colocação da tabela. Nesta quinta-feira, o clube celeste torce contra seus adversários diretos, que poderão recuperar seus lugares na classificação caso não sejam derrotados por Internacional e Flamengo, respectivamente.
Caso Ceará e Botafogo empatem seus compromissos, e o Fluminense também garanta um triunfo sobre o São Paulo, em jogo também nesta quinta-feira, o time celeste voltará para a zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Cruzeiro tem pela frente nada menos do que o clássico contra o arquirrival Atlético. A partida, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 16h de domingo, no Mineirão. Os bilhetes para o duelo já podem ser adquiridos pelo torcedor celeste. O Furacão, por sua vez, mede forças com o São Paulo, no Morumbi.
O jogo
Embora tenha acumulado até 85% de posse de bola em dado momento do primeiro tempo, o Cruzeiro não conseguiu criar chances claras. O time de Abel Braga chegou a amassar o Athletico-PR, especialmente nos dez minutos iniciais, mas teve dificuldades para completar o último passe. Por outro lado, viu os donos da casa chegarem com muito mais perigo ao gol de Fábio, principal destaque da partida.
Aos 11’, o Furacão chegou pela primeira vez. Madson deixou a marcação de David, ganhou pelo alto, e Fábio fez a primeira grande defesa. No minuto seguinte, o camisa 1 voltou a salvar em tentativa de Nikão. Aos 30’, aos 42’ e aos 43’, o goleiro do Cruzeiro também evitou gols de Bruno Guimarães, Rony e Marco Ruben, respectivamente.
Da mesma forma que o primeiro tempo, o Cruzeiro iniciou a segunda etapa desequilibrando o jogo. O time celeste marcou em linha alta, chegou a assustar o goleiro Santos em duas oportunidades e viu Sassá crescer na partida. O atacante se mostrou participativo, conseguiu segurar a bola no campo ofensivo e chegou a marcar, aos 13’. No início da jogada, porém, ele dominou a bola com o braço. O árbitro Luiz Flavio de Oliveira não só anulou o tento, como aplicou o segundo amarelo e expulsou o goleador.
Naturalmente, o Athletico passou a dominar a posse de bola e aumentou o volume de jogo. Com um jogador a mais, o técnico Eduardo Barros ainda trocou um volante (Wellington) pelo meia-atacante Marcelo Cirino, justamente para aproveitar o espaço deixado pelo Cruzeiro. Apesar disso, o time celeste mostrou solidez defensiva para segurar o ímpeto do Furacão. Aos 42’, Ezequiel, que havia substituído, acertou a trave em finalização pela esquerda.
Apesar das tentativas, o jogo acabou sem gols. O Cruzeiro garantiu mais um empate – o 13º no Brasileiro -, chegou ao nono jogo sem derrotas e ganhou duas posições na classificação da Série A, ultrapassando, pelo menos momentaneamente, Ceará e Botafogo.
Com seis defesas difíceis, Fábio se destaca no Cruzeiro em empate diante do Athletico-PR
Com seis defesas difíceis, o goleiro Fábio foi destaque do Cruzeiro no empate por 0 a 0 diante do Athletico. Cinco das intervenções do camisa 1 aconteceram no primeiro tempo. O ponto somado fora de casa fez a Raposa subir do 16º ao 14º lugar, com 34 pontos.
A primeira defesa de Fábio foi em cabeceio de Thiago Heleno, aos 15 minutos de jogo. Depois, o goleiro trabalhou em finalizações de Bruno Guimarães, Rony e Marco Rúben. Já no segundo tempo, mostrou-se arrojado ao pegar firme a conclusão de cabeça de Bruno Nazário. Na ocasião, a Raposa atuava com dez jogadores, pois Sassá tomou cartão vermelho aos 14’ da etapa final.
“Glória a Deus sempre, por me dar oportunidade de estar em campo podendo ajudar, ainda mais em um momento tão difícil. A gente tem que somar pontos o máximo possível, independentemente de jogar fora ou dentro do Mineirão. Tem que ter entrega, dedicação e concentração para que a gente possa sair com resultados favoráveis e continue na luta jogo a jogo. Hoje, graças a Deus, fiz boas defesas. Toda honra e glória a Jesus”, comemorou Fábio, em entrevista à TV Globo.
No geral, Fábio encerrou a partida com oito defesas. O Athletico-PR ainda errou o alvo em 11 finalizações. Já o Cruzeiro, embora tenha atacado menos, também levou perigo. Aos 2’, Sassá ganhou de dois adversários, levou para o pé esquerdo e bateu firme no canto direito, exigindo grande defesa de Santos. Aos 41’, Ezequiel surpreendeu ao, mesmo sem ângulo, acertar a trave direita.
Para permanecer em 14º no Brasileiro, o Cruzeiro seca seus concorrentes, que entram em campo nesta quinta-feira no complemento da 31ª rodada. Às 19h30, o Ceará (16º, com 33) receberá o Internacional, no Castelão. O Botafogo (15º, com 33) pegará o líder Flamengo, às 20h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já o Fluminense (17º, com 31) visitará o São Paulo, às 19h30, no Morumbi.