O desmonte na área cultural promovido desde o golpe de 2016 e agravada pelo governo Jair Bolsonaro, levou o fechamento das portas dos museus de Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais.

A falta de recursos para manutenção obrigou as administrações dos museus a suspender o funcionamento por um mês. O anúncio foi feito pelo Instituto Flávio Gutierrez, responsável pelo dois museus mineiros, o Sant’Ana, na cidade de Tiradentes, e o do Oratório, em Ouro Preto.

Em comunicado oficial, o instituto afirma que o esfacelamento do Ministério da Cultura no atual governo e a destruição do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) no governo Michel Temer são os principais fatores responsáveis pelo atual cenário dos museus. Segundo o instituto, os museus enfrentavam a insuficiência de patrocínio para a manutenção dos espaços desde janeiro.

O Museu Sant’Ana, em Tiradentes, foi fundado em 2014 na antiga prisão pública da Cidade de Tiradentes. O local abriga um acervo de quase 300 imagens da cidade e obras anônimas dos séculos XVII a XIX. É o único museu do gênero do país.

O Museu do Oratório foi fundado em 1998. O local era a antiga casa do escultor mineiro Aleijadinho, e mantém um vasto acervo de imagens do século XVII e XX. Além disso, também abriga um amplo acervo de 162 oratórios rococó, um importante patrimônio material da história de Minas Gerais.

Com informações do site Aventuras na História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + quatro =