A Arquidiocese de Montes Claros preparou uma série de homenagens à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Nesta segunda-feira, 12 de outubro, feriado nacional, será celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em Montes Claros, a Arquidiocese preparou uma séria de homenagens. Na Igreja da Catedral Metropolitana, uma alvorada acontecerá às 6 horas da manhã, com os sinos tocando. Depois terá missa às 7 horas, meio-dia e 15 horas. Às 17 horas, uma carreata sairá da Igreja Rosa Mística e seguirá para a Catedral Metropolitana, onde serão concentradas as atividades do Dia da Padroeira em Montes Claros. Às 18 horas começará a carreata, que terminará às 19 horas, quando será celebrada a missa pelo arcebispo metropolitano dom João Justino Medeiros.
Porém desde o dia 3 foram iniciadas as atividades, com a novena e ainda as barraquinhas que atenderão pelo sistema remoto com a entrega virtual.
Dia de Nossa Senhora Aparecida: conheça a história da Padroeira do Brasil
Por Quinta Dell`Arte
Nossa Senhora Aparecida é o nome católico para Maria, mãe de Jesus. Padroeira de nosso país, ela é consagrada por meio de uma bela imagem, na qual aparece com um manto de cor azulada, bastante ornamentado.
A festividade que é feita em sua homenagem acontece no dia 12 de outubro, mesma data em que é celebrado o Dia das Crianças. Devido ao seu grande significado no Brasil, há um feriado nacional que possibilita diversos tipos de comemorações de cunho religioso.
Quer saber um pouco mais sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida e qual é a sua história? Continue a leitura deste artigo!
Qual é a história da Padroeira do Brasil?
A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve sua primeira aparição em 1717, quando o governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passava pelo Vale do Paraíba.
O povo daquela região, animado com a visita, decidiu realizar uma festa de boas-vindas. Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram, então, chamados para lançar redes nos rios e garantir os peixes para a refeição.
Contudo, em meados de outubro, não era uma boa época para isso. Sendo assim, eles rezaram pela proteção de Maria para voltar com um bom resultado. Nesse momento, puxaram da água primeiro o corpo de uma antiga imagem, depois a cabeça: a estátua de Nossa Senhora de Aparecida.
Como começaram as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida?
A princípio, a estátua sacra permaneceu na casa do pescador Filipe por 15 anos. Com isso, amigos, vizinhos e familiares se encontravam com frequência para orações. O dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, ficou registrado oficialmente por ter sido o mesmo dia da aparição na pescaria.
Aos poucos, a história começou a se espalhar pelo Brasil, o que atraiu visitantes de outras regiões do país. O primeiro oratório foi construído oficialmente em Itaguaçu, mas aos poucos não comportava os fiéis que apareciam todos os dias.
Sendo assim, surgiu a necessidade de construir a primeira capela, em 1934. A imagem foi coroada anos depois, com uma coroa ofertada pela Princesa Isabel. Outras capelas e basílicas surgiram para fortalecer as comemorações e as orações.
Afinal, quem esculpiu a imagem da santa?
A princípio, não há autoria confirmada para a escultura de Nossa Senhora Aparecida. Acredita-se, porém, na possibilidade de que ela tenha sido moldada pelo frei Agostinho de Jesus.
Ele era um conhecido e respeitado artesão da época, e as características da imagem se parecem com as obras do frei. Contudo, exames posteriores confirmam que a argila utilizada na escultura não condiz com o local em que Agostinho vivia.
Portanto, ainda há um grande mistério acerca desse assunto. Ao longo do tempo, novos artistas se propuseram a reproduzir a imagem, com detalhes diferenciados que fizeram com que ela alcançasse o patamar de uma verdadeira obra de arte.
Essa é a história do dia de Nossa Senhora Aparecida. Se você pretende manter uma escultura como essa em sua casa, não deixe de conhecer alguns modelos com a bela representação da nossa padroeira.