O Dia dos Gerais será comemorado hoje (8), na cidade de Matias Cardoso, depois de cinco anos de suspensão e a pequena cidade de Matias Cardoso será transformada em capital de Minas Gerais é a primeira vez. O governador Romeu Zema realiza a homenagem que entrega a medalha Matias Cardoso a 12 homens e a medalha Maria da Cruz a 12 mulheres. No ano de 2019, quando tomou posse Romeu Zema suspendeu todas as homenagens, alegando contenção de despesas.
A entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz, no município começa às 10 horas, na Praça Cônego Maurício.
Cinco parlamentares estaduais estão entre os agraciados com a honraria: a deputada Leninha (PT), a vice-presidente da ALMG e os deputados Arlen Santiago (Avante), Gil Pereira (PSD), Oscar Teixeira (PP) e Ricardo Campos (PT). A Assembleia integra o Conselho das Medalhas. A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas, como reconhecimento do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região Norte.
As duas personalidades que dão nome às comendas tiveram destaque em movimentos pela integração territorial do Estado, no século XVII. A homenagem foi instituída pelo Decreto 45.649, de 2011. Todo dia 8 de dezembro é comemorado o Dia dos Gerais, quando a Capital do Estado é simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Matias Cardoso, considerada uma das primeiras cidades do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 8 =