Grupo de 34 pessoas dividido entre as cidades de Kan Yunis e Rafah aguardava autorização para atravessar a fonteira

Ônibus com 16 brasileiros partiu da cidade de Khan Yuni em direação a Rafah nesta sexta (10) – Hassan Rabee / Print

O grupo de 34 brasileiros que aguardavam a liberação para deixar a Faixa de Gaza recebeu a autorização nesta sexta-feira (10) e aguardam desde o início da manhã para cruzar a fronteira de Rafah, com o Egito. Os brasileiros ou palestinos em proceso de naturalização estavam no sul de Gaz, nas cidades de Khan Yunis e Rafah.

“Espero que a gente consiga viajar hoje, a chance é muito grande. Talvez tenha dificuldade, mas espero que não aconteça isso e a gente já está indo agora na fronteira”, disse o comerciante Hasan Rabee, de 30 anos, em um vídeo gravado no ônibus com16 brasileiros que estavam em Khan Yunis a caminho de Rafah.

A passagem humanitária, que fica no sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, tem sido marcada por instabilidades logísticas e diplomáticas. Ambas dificultam a saída de cidadãos que querem fugir da zona de guerra, bombardeada incessantemente por Israel há mais de um mês.

Fechada nesta quarta (8), devido a uma “circunstância de segurança” não explicada, a fronteira foi reaberta nesta quinta-feira (9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 16 =