O editorial do site do jornal El País internacional destacou o escândalo Morogate, após o site The Intercept divulgar mensagens arbitrárias envolvendo Sergio Moro e Deltan Dallagnol, que fizeram uso político da operação Lava Jato para interesses pessoais. “As revelações jornalísticas publicadas no Brasil, que questionam a limpeza do processo judicial que aprisionou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso na prisão de Curitiba desde abril de 2018 – lançam uma sombra perturbadora na direção tomada pelo governo”, diz um trecho do editorial.

“Não é um detalhe processual que afeta apenas este caso. Por causa desse processo, [Lula foi desclassificado de participar do pleito eleitoral de 2018] quando ele era o favorito nas pesquisas. Esta proibição também sofreu vários atrasos devido a questões processuais. As eleições presidenciais foram finalmente vencidas pelo ultra-direitista Jair Bolsonaro. E ele escolheu o juiz Moro como ministro da Justiça”.

O editorial ainda prega que “o Brasil precisa de estabilidade que lhe permita recuperar o caminho do crescimento e da redistribuição da riqueza, mas também, como toda democracia, salvaguardar as condições que permitem que qualquer cidadão, inclusive Lula, seja julgado de maneira justa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =