– Os 49.736 eleitores de Montes Claros que perderam o prazo de fazer a biometria ganharam nova chance: até o dia 6 de maio podem regularizar a situação e ficarem aptos para votar nas eleições desse ano. Desde ontem a Justiça Eleitoral passou a receber essas pessoas. Dos 279.518 eleitores, 229.782 fizeram a regularização e pode passar dos 230 mil com os cadastros que estão sendo totalizados da sexta-feira passada. O juiz eleitoral Vitor Luiz Almeida, diretor do Fórum Eleitoral, acredita que chegará a 250 mil eleitores regularizados, mas alerta que as pessoas devem procurar o Cartório Eleitoral com antecedência. Ontem ele e a juíza Rozana Silqueira da Paixão, além dos chefes dos Cartórios Eleitorais, concederam entrevista coletiva.

O juiz informou que começou o processo para cancelamento dos títulos dos 49.736 eleitores que deixaram de comparecer. Porém, até o dia 6 de maio eles podem requerer a regularização, desde que tenham uma justificativa plausível, que será analisada pelos três juízes. Vitor Luiz citou que teve casos onde foram atendidas 1.900 pessoas em apenas um dia em Montes Claros. Porém, lembra que a meta fixada pela Justiça Eleitoral era de 80% e já está com 83%. A sua expectativa é que na eleição desse ano, Montes Claros ultrapasse a média alcançada no segundo turno de 2016, que foi de 219 mil eleitores.

Os eleitores que tiverem o titulo eleitoral cancelado também terão o CPF suspenso, conforme o delegado da Receita Federal, Filipe Araujo. Ele explica que a Receita Federal, ao receber o banco de dados da Justiça Eleitoral, suspende a validade do CPF, até que a situação eleitoral seja resolvida. Porém, lembra que isso somente ocorre depois de receber o banco de dados com os títulos cancelados.

Via Jornal Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + doze =