Lula sobrevoou as áreas mais atingidas pelos temporais no litoral de SP e destacou a importância da parceria entre governos federal, estadual e municipal para recuperar a cidade – Créditos: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) sobrevoou, nesta segunda-feira (20), as áreas mais atingidas pelos temporais no litoral de São Paulo. Ele esteve em São Sebastião, destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal e prometeu que vai assegurar recursos para a reconstrução dos locais afetados.

Os temporais deixaram, até o momento, 36 mortos, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba

Em seu pronunciamento, Lula pediu, inicialmente, que todos rezassem pelas vítimas da tragédia e para que não chova mais na região.

“Vocês estão vendo aqui uma cena que não se via há muito tempo. O presidente, o governador e o prefeito sentados lado a lado em função de uma coisa comum que atinge todos nós. É possível exercer nossos cargos na democracia sendo de outros partidos. O bem-estar do povo é mais importante do que qualquer divergência política”, ressaltou Lula.
Ele se referiu ao fato de o governador de São Paulo, o bolsonbarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), serem de partidos de oposição ao PT. Apesar disso, o presidente enalteceu o espírito de colaboração entre todos.

Lula viajou com os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio França (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretário-Geral da Presidência), Jader Filho (Cidades) e Volney Wolf (secretário nacional de Proteção e Defesa Civil).

Lula diz que levou ministros para assumir o compromisso de recuperar São Sebastião

“Trouxe os ministros para assumir um compromisso de o governo trabalhar de forma conjunta para recuperar a estrada Rio-Santos e para construir moradias fora das áreas de risco. Vamos recuperar todo o estrago feito em São Sebastião e resolver o problema habitacional. Você só precisa arrumar um terreno em área segura”, disse Lula ao prefeito Felipe Augusto.

As chuvas fortes provocaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia.

O Ministério da Saúde enviará kits com medicamentos para a região. Segundo o governo federal, os kits de apoio contêm 25 tipos de remédios e 13 diferentes insumos para populações em situação de emergência. Os kits atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês, disse a pasta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dois =