A Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros participou na manhã dessa terça-feira, 7, do 2º Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação do Norte de Minas, promovido pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), em Montes Claros.

Com o tema “Os municípios atuantes no processo de desenvolvimento educacional e africanidades”, o encontro promoveu um amplo debate sobre a temática, fundamentada nas raízes da africanidade, ressaltando conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, na perspectiva de colaborar com a abordagem do tema nas escolas municipais.

Para a secretária municipal de Educação de Montes Claros, professora Rejane Veloso Rodrigues, o encontro foi uma importante oportunidade de debater um tema tão desafiante. “Mesmo seguindo as indicações do referencial educacional e da proposta pedagógica nas unidades educacionais, é muito importante compartilhar novas perspectivas, outros olhares, novos conhecimentos, novas formas de ensino e aprendizagem”, avalia.

Representando o Codanorte, o secretário-executivo Enilson Francisco dos Santos destacou que “o debate empreendido neste encontro tem justamente a proposta de auxiliar os gestores municipais da Educação a desenvolverem uma visão diferenciada em relação à abordagem sobre a africanidade nas escolas”.

Durante a programação, o professor Natanael dos Santos apresentou palestra sobre as trajetórias do africano em território brasileiro. Também foram abordados temas como “educação socioemocional”, destacando a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para uma educação transformadora; e “o equilíbrio qualidade pedagógica e financiamento da Educação”, um estudo sobre a capacidade dos municípios de ofertar educação de qualidade com as receitas disponíveis.

Além da secretária Rejane Veloso, analistas e coordenadores de diversos setores também participaram do encontro, representando a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.

Ascom/Prefeitura Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + sete =