Pelo terceiro ano consecutivo, Minas Gerais obteve a maior nota média por escola no Enem. O estado alcançou 561 pontos em 2022, considerando as pontuações das provas objetivas e de redação. Minas Gerais também saiu na frente no ranking das instituições públicas com melhor aprendizado, um avanço em relação a 2020.
Segundo o pesquisador Mateus Prado Henfil, um dos responsáveis pelo levantamento, Minas Gerais aparece em três pontos importantes. “Em 2020, 2021 e 2022, Minas foi o estado com a maior nota média por escola do Enem. É agora o estado que tem uma escola pública que não seleciona, ou seja, aquela que não realiza prova para admissão, com a maior nota”, declarou.
“Além disso, entre as escolas privadas, Minas tem também uma escola particular com a melhor pontuação. O resultado é muito bom, animador, mas é importante que a gente trabalhe para que esses indicadores aumentem e que usemos os dados para chegar a resultados cada vez melhores”, ressalta Henfil.
O levantamento apontou que a região Sudeste detém a maior a maior quantidade de instituições com bom desempenho no Enem. Entre as escolas públicas que não realizam provas de admissão, a Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes obteve média de 817 na redação e 625 geral, obtendo o maior destaque.
Enquanto Minas manteve o primeiro lugar, São Paulo deixou o top 3 das melhores notas do país e, agora, figura na quarta posição, com uma média de 550. Já o Distrito Federal conseguiu 560 pontos, garantindo o segundo lugar, enquanto o Rio de Janeiro ficou em terceiro com 554 pontos.