A apresentação em Montes Claros foi um espetáculo de precisão e técnica, além de representar uma oportunidade única para a população celebrar o aniversário da cidade com um evento memorável.

Montes Claros comemorou seus 167 anos nesta quarta-feira, 03 de julho de 2024, com um espetáculo emocionante da Esquadrilha da Fumaça. A Sociedade Rural presenteou os moradores com uma apresentação no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, que ficou lotado desde o início da tarde. Pela primeira vez na história, uma cidade do Norte de Minas assistiu à exibição da aeronave A-29 Super Tucano, substituindo o antigo T-27, utilizado pela última vez em Montes Claros em 2003.

O capitão Neves, da Força Aérea Brasileira (FAB), em entrevista à equipe do WebTempo, expressou sua emoção em participar das homenagens ao aniversário da cidade, aos 80 anos da Sociedade Rural e à 50ª Expomontes. “É com muito prazer que a Esquadrilha da Fumaça aceitou este convite. Já se passaram mais de duas décadas desde nossa última apresentação aqui. Os espectadores puderam admirar sete aeronaves realizando 50 manobras em um voo seguro de 40 minutos”.

O Brigadeiro da FAB Maurício Medeiros relembrou seu sonho de infância ao assistir a uma apresentação da Esquadrilha em Montes Claros, imaginando um dia pilotar uma das aeronaves. “É uma grande alegria estar aqui no aniversário da cidade, sendo montes-clarense, e ter a oportunidade de trazer a Esquadrilha da Fumaça para celebrar. Entrei na FAB há 44 anos e foi vendo uma apresentação como esta que sonhei em ser piloto da Força Aérea”.

O relações públicas da Esquadrilha, Silva, explicou que a fumaça liberada durante o espetáculo é produzida por um óleo vegetal não poluente, que reage ao calor nos bicos de escape das aeronaves.

O estudante Gabriel Rodrigues, que assistiu à apresentação com a família, ficou encantado com as acrobacias dos pilotos. “Foi a primeira vez que vim à Expomontes e foi realmente impressionante. A coragem dos pilotos é surpreendente; estou ansioso pela próxima oportunidade”.

Sobre a Esquadrilha da Fumaça


A Esquadrilha da Fumaça, conhecida oficialmente como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tem a missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de suas acrobacias aéreas. Sediada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo.

A aeronave usada na apresentação foi O A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, é uma aeronave monomotor turboélice com capacidade para um ou dois tripulantes, alcançando uma velocidade máxima de 590 km/h e uma autonomia de voo de até 3 horas e 20 minutos. Desde 2015, a Esquadrilha utiliza essa aeronave, destacando-se pela sua modernidade e pela pintura vibrante nas cores da bandeira do Brasil.

Fotos e texto: Maurício Lucco – Revista Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =