Como parte da programação do Festival Folclórico de Montes Claros, que acontece junto com as Festas de Agosto, a Praça da Matriz recebe nesta quinta-feira, 16, a partir das 20 horas, o show “Festejo e Fé”, de Juliana Peres.

Além de uma composição autoral e adaptações inéditas homenageando o festejo, a fé e os mestres das tradicionais “Festas de Agosto” de Montes Claros, Juliana traz em seu repertório canções de compositores montes-clarenses, o congado norte-mineiro e outros ritmos dos folguedos populares de vários estados brasileiros, como o baião, o coco, a ciranda, o jongo, o maracatu de baque virado, o carimbó, os sambas, os afros e o boi.

De forma divertida, empolgante e interativa, o show traz tanto um repertório de toadas e cantigas de raiz tradicional, quanto canções de Yuri Popoff, Alexandre Gonçalves, Rodrigo Maranhão, Marcelo Fedrá, Dona Onete, entre outros.

Segundo Juliana, “a maior parte dos integrantes e mestres dos ternos tradicionais é constituída por moradores de comunidades. Os grupos cumprem com um papel de tradição religiosa, cultural e social de extrema importância para a educação dessas comunidades, tirando alguns de situações como a violência, uso de drogas, marginalidade e até prostituição. É fundamental que todos que possam contribuir de alguma forma para melhorar essa educação estejam envolvidos com ‘as festas’ para entender que, com festejo e fé, podemos ser capazes de tornar a humanidade mais tranquila, honesta, generosa, consciente, gentil e feliz”.

Via Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =