Para atender às demandas do setor de fruticultura, em expansão no Norte do estado, o Sebrae Minas, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e a Região de Jaíba realizam hoje e amanhã a 3ª edição do Abanorte Fruit Connections, no Tatersal do Sindicato Rural, em Janaúba, em evento que tem como público-alvo os fruticultores, empresários do setor, especialistas, técnicos, estudantes e demais profissionais envolvidos na cadeia da fruticultura nacional e internacional. O objetivo é debater sobre o sucesso da produção frutífera, tendências de mercado, tecnologias, sustentabilidade, qualidade e certificação do fruto, além de segurança alimentar e uso eficiente da água.
Serão abordados ainda temas como exportação e conexões da fruticultura com o novo consumidor. “Além de compartilhar experiências, os produtores terão acesso a informações sobre políticas públicas que estão sendo desenvolvidas, poderão se inteirar sobre as novas tendências do setor como a fruticultura 4.0 e ainda divulgar as potencialidades da região do Jaíba”, ressalta Jadilson Borges, analista do Sebrae Minas.
A programação do evento contará com palestras, oficinas, estandes, balcão de negócios, networking e tour pela Região do Jaíba, com pesquisa em campo.
Um dos destaques será a palestra magna “Atitude e propósito mudando a realidade do empreendedor rural”, com José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades do país nas áreas de marketing em agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana. A presidente da Abanorte, Nilde Antunes, destaca que o Fruit Connections se consolidou como o evento do ano para os fruticultores. “Em edições anteriores, o evento superou as expectativas em público e alcance dos objetivos propostos. Nesta edição trabalhamos com uma programação arrojada, com abordagens sobre os desafios e oportunidades do setor e os pilares para o futuro da fruticultura sustentável”, enfatiza.
A fruticultura no Norte de Minas tem ganhado destaque, entre outros fatores, em função dos projetos de irrigação do Jaíba, maior perímetro irrigado da América Latina, e do Gorutuba, com grandes plantios de banana, limão, manga e mamão, que são exportados para Europa, América do Norte e Oriente Médio.
Via Jornal Gazeta