– Com apertos de mão e abraços, a cúpula do governo foi flagrada desrespeitando o distanciamento social durante a cerimônia de posse de Nelson Teich, novo ministro da Saúde –
O Jornal Nacional desta sexta-feira (17) deu destaque à postura do governo Bolsonaro de não levar em conta as recomendações de distanciamento social do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante cerimônia de posse do novo ministro, Nelson Teich.
“Nesta sexta-feira as maiores autoridades do poder executivo deram várias demonstrações de desrespeito às medidas de distanciamento social”, disse o âncora do telejornal, William Bonner.
Em reportagem de pouco mais de 3 minutos, o JN mostrou que Bolsonaro provocou aglomerações, levou a mão ao nariz e à boca diversas vezes, distribuiu abraços e apertos de mão. Conversas ao pé do ouvido também foram flagradas.
Além do presidente, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, o novo ministro Nelson Teich, o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, o procurador-Geral da República, Augusto Aras, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, também foram filmados com “deslizes” nas medidas de prevenção à doença.
O evento também teve aglomerações na sessão de fotos.
Despedida
O telejornal ainda exibiu cenas da despedida de Mandetta, na quinta-feira, onde o ministro cantou e abraçou funcionários da pasta, descumprindo orientações de saúde.
Sem isolamento
Ao comentar sobre a cerimônia, o Jornal Nacional destacou que Teich não comentou sobre medidas de isolamento social. “Nelson Teich não deixou claro como vai tratar o isolamento social, medida recomendada por autoridades de saúde do mundo inteiro e que vem sendo duramente criticada por Bolsonaro. No discurso, o novo ministro não usou os termos isolamento, distanciamento, flexibilização nem reabertura de comércio”, disse a repórter Delis Ortiz