Aclamado por centenas de milhares de pessoas em Brasília, Lula assume novamente a presidência com o desafio de reconstruir o país – Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Após anos de perseguição política e judicial e mais de 580 dias preso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a volta por cima, provou sua inocência, venceu uma das mais duras eleições da história e, aos 77 anos de idade, se tornou presidente da República do Brasil pela terceira vez.

O mandatário foi oficialmente empossado em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo (1). Uma multidão de centenas de milhares de pessoas acompanha a cerimônia nas ruas da capital federal.

Após fazer o tradicional desfile em carro aberto, sendo ovacionado pelo público, Lula subiu a rampa do Congresso e foi cumprimentado pelos chefes de Poderes, dezenas de deputados e senadores, novos ministros e chefes de Estado de diferentes países.

A sessão solene foi aberta pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com pedido de 1 minuto de silêncio em homenagem ao jogador Pelé e ao Papa Emérito Bento XVI, ambos falecidos na última semana.

Após a execução do Hino Nacional, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin cumpriram o rito de juramento em que assumem os compromissos constitucionais como chefes do Executivo. Rodrigo Pacheco, então, declarou Lula empossado presidente, oficializando o início do terceiro mandato do petista. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =