Primeira pesquisa após eleição, do Instituto Paraná, mostra apoio da maioria e, ao mesmo tempo, sinais preocupantes de desgaste

 A caminho dos cem dias de mandato, o governo Zema mantém saldo positivo em sua avaliação popular segundo pesquisa publicada no site do Instituto Paraná, de Curitiba. No levantamento com 1.805 entrevistas em 81 municípios mineiros, nos últimos dias 23 a 27, a gestão novista marcou 38,8% de ótimo/bom contra 25% de ruim/péssimo. Mais: 59,8% disseram aprovar a administração do governador, quase o dobro dos 32,5% que a desaprovaram.

É a primeira pesquisa de avaliação do governo publicada após a posse de Romeu Zema. O resultado não é nada mal, realmente, para quem chegou ao governo sem nenhuma experiência política ou pública e assumiu um Estado em situação de calamidade financeira. Pelos dados, a maioria compreende as dificuldades que o novo governador encontrou ao assumir e reconhece os seus esforços no início do mandato.

Mas, tem o outro lado. Embora positiva, a pesquisa dá sinais de alerta ao governo. Em relação à votação nas urnas, houve um desgaste de imagem. Zema foi eleito com o voto de cerca de 45% dos mineiros (que representaram 70% da votantes válidos). Quem votou no governador esperava dele um governo bom, se não ótimo. Então, tomando por base as urnas e os dados do Paraná, Zema já caiu uns 6 ou 7 pontos e perdeu aí em torno de 15% dos seus eleitores. É um dado preocupante, que mostra uma tendência nítida de desidratação de popularidade.

Em resumo, Zema ainda conserva o apoio do grosso do eleitorado que o elegeu, mas sua aprovação é frágil e apresenta viés de queda.

Via Os Novos Inconfidentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − seis =