MONTES CLAROS recebeu grandes volumes de chuvas nos últimos dias

Nos últimos dias, grandes volumes de chuva caíram sobre o Norte de Minas. Em alguns locais, a média de chuva normal para fevereiro foi praticamente alcançada.
Grandes volumes de chuva caíram sobre o Norte de Minas entre anteontem e ontem. Em alguns locais, a média de chuva normal para fevereiro foi praticamente alcançada. Em Montes Claros, por exemplo, até por volta das 16 horas, já havia chovido 48,6mm e a previsão da Climatempo Meteorologia era para a possibilidade de o município receber 50mm. A média histórica para fevereiro em Montes Claros é de 100mm. Mas, até a tarde de ontem já tinha recebido 307,6mm, de acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aumento de 207,60%.
No período entre 3 horas do dia 20 e 3 horas dessa quarta-feira (21), choveu 85,8 mm em Nova Porteirinha/Janaúba, sendo que a média de chuva para este mês é de 74mm. Em Pirapora, o Inmet registrou 82,6 mm neste período e média para fevereiro é de 103mm. Em Salinas, a média de chuva para fevereiro é de 93mm, mas só entre 3 horas da terça e 3 horas dessa quarta-feira, choveu 71mm.

ALERTA
As regiões de Minas Gerais e do Espírito Santo estão sob alerta para a ocorrência de novos temporais ao longo desta semana. Os Estados já foram fortemente afetados por chuvas intensas nos últimos dias, e a combinação de diversos sistemas meteorológicos tem favorecido a persistência desses eventos. A combinação de um cavado atmosférico, calor e umidade tem contribuído para a intensificação das instabilidades sobre as regiões nos últimos dias. Embora a atuação de sistemas como o cavado seja comum no Brasil, as altas taxas de umidade e o forte calor característico do verão brasileiro têm potencializado a ocorrência de chuvas intensas nos Estados.
Nos últimos dois dias, diversas regiões de Minas Gerais registraram acumulados expressivos de chuva. Em locais como Santos Dumont, Córrego do Ouro e Astolfo Dutra, os registros foram de 103mm e 101mm, respectivamente. Na faixa Norte do Estado, cidades como Pirapora chegaram a registrar 126mm de precipitação. No Espírito Santo, localidades como Fundão, São José, Linhares e Vitória também foram afetadas, registrando acumulados significativos. Em especial, na região do Espírito Santo, Fundão registrou 111.2mm, São José registrou 64mm, e as estações do Inmet registraram 86.4mm de chuva nos últimos dois dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =