Estoque está em 25% do necessário para atender todo o Norte de Minas; coordenadora alerta para aumento da demanda de cirurgias e acidentes de trânsito no fim do ano.

Chega o fim de ano e os estoques de sangue do Hemocentro Regional de Montes Claros são novamente afetados. Em baixa, o que há de disponível não é suficiente para suprir as demandas, que partem principalmente dos hospitais de todo o Norte de Minas, segundo a direção da entidade. O tipo O negativo é o que mais está em fatal, mas quase todos os outros tipos também estão com o estoque baixo.

“Está muito baixo para O positivo e negativo. Neste momento, temos 25% do que necessita para atender a região, um dos mais baixos dos últimos tempos. A demanda é alta, com muitas cirurgias. Há uma queda diária de 40% na doação. Além disso, a demanda dos hospitais acaba refletindo negativamente. São muitas cirurgias marcadas nesse tempo. A chuva reduz um pouco da ação dos doadores, que preferem ficar em casa”, conta a coordenadora de captação do Hemocentro Regional, Rosana Silva, que alerta uma preocupação com relação aos acidentes de trânsito que crescem no fim do ano.

Em 2017 também houve queda no número de doações e por isso a coordenadora faz o alerta para os doadores se engajarem. “Estamos convocando os grupos específicos, o grupo O positivo e o negativo são 45% da população toda. Sendo 8% desses O negativo, que recebe só do negativo”, completa.

Quem pode doar?
A doação pode ser realizada por pessoas com idades entre 16 e 69 anos, mas é preciso se atentar para os documentos necessários e que mantenha um estilo de vida saudável. Além disso, o doador não pode estar exposto a riscos e situações que possam acarretar em doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Pessoas que tem peso acima do 50 kg e mulheres que fazem uso de anticoncepcional podem doar.

Quem não pode doar?
A pessoa que foi diagnosticada com hepatite depois dos 11 anos de idade não pode, salvo ter comprovação laboratorial.
Se a pessoa tiver sido exposta à situações doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
Se nos sete dias anterior o doador tenha tido resfriado, gripe ou diarreia.
A mulher grávida ou no período de amamentação.
Quem fez tratamento dentário.
Pessoas que passaram por procedimento endoscópico e cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses.
As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue.
O Hemocentro de Montes Claros fica localizado na Rua Urbino Viana, número 640, no Bairro Vila Guilhermina. Nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o local funciona até às 12h. Na sexta (16) e na terça (20), feriado municipal do Dia da Consciência Negra, não terá funcionamento. O contato para outras informações é pelo (38) 3218-7800.

Via G1 Grande Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 1 =