Segundo o neurocirurgião Marcílio Monteiro, a transferência tem como objetivo a reabilitação neurológica do ex-prefeito. Especialista destacou que Souto respira espontaneamente, tem movimentos ativos, atende a comandos, interage e manifesta emoções.
Por Michelly Oda, g1 Grande Minas
O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, será transferido de Montes Claros para Brasília (DF) com o objetivo de fazer a reabilitação neurológica. A informação foi repassada à imprensa nesta sexta-feira (3) pelo neurocirurgião Marcílio Monteiro.
“Hoje, pela manhã, nós observamos uma melhora significativa no quadro. O prefeito já vinha nesse processo de melhora, mas, hoje, nós consideramos que ele mudou de fase no AVC. Ele está entrando na fase que nós preocupamos mais com a reabilitação. Foi discutido com a família – muitos moram em Brasília, três filhos moram em Brasília – e nós optamos por fazer a transferência do doutor Humberto Souto para que ele possa ficar em um hospital que tenha especialidade em reabilitação neurológica.”
Ainda de acordo com o especialista, ainda não há um prazo para que o transporte ocorra, já que é preciso que haja vaga disponível na unidade de saúde que receberá Souto e que o deslocamento, que será aéreo, seja realizado de forma segura para o ex-prefeito, que tem 90 anos.
Marcílio Monteiro ainda explicou que a fase mais preocupante do AVC ocorre de três a cinco dias após o início do quadro. No caso de Humberto Souto, houve comprometimento de uma artéria importante que liga o cérebro ao lado direto do corpo.
Assim que ele deu entrada na Santa Casa, no dia 22 de dezembro, foram feitos procedimentos para melhorar o fluxo de sangue. Nesse sentido, o ex-chefe do Executivo de Montes Claros permaneceu sedado para que o cérebro dele tivesse melhores condições de recuperação. Ele já não está mais intubado.
Continue lendo após a publicidade
“Ele está com pressão estável sem nenhum uso de medicamento e foi submetido durante essa semana a traqueostomia para facilitar a reabilitação e a respiração. Ele respira espontaneamente, tem movimentos ativos e objetivos no lado direito do corpo, atende a comandos, interage e manifesta emoções, consideramos que o tratamento da fase aguda foi realizado.”
Sobre os comandos, Marcílio Monteiro deu dois exemplos, disse que Souto aperta as mãos quando é solicitado e faz sinal com o polegar ao ser perguntado se está bem.
Em relação à reabilitação, o neurocirurgião disse que o processo varia de acordo com a reação de cada paciente. Ele destacou que a ida para Brasília está relacionada com a presença dos familiares na cidade e com o fato de haver unidades de saúde especializadas em reabilitação neurológica no DF
Veja aqui, a entrevista com o neurocirurgião, Marcílio Monteiro