As Festas de Agosto deverão receber durante os festejos deste ano (2023) a participação de mais um Terno, no caso, o II Terno de São Benedito.

O mestre Antonio Pereira de Souza (Tony Preto) com a contra-mestre Maria da Paixão (Foto Divulgação)

Por Marcelo Vamor*

Para tanto, as exigências da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos estão sendo atendidas a plenos pulmões, segundo Catharina Prates, uma das Dançantes. “A criação do II Terno de São Benedito exige como contrapartida um legado histórico-cultural, e ele tem, pois somos herdeiros diretos do trabalho de Dona Custodinha, aquela que manteve o Terno de São Benedito em atividade por décadas”, esclareceu.
Segundo Maria da Paixão Silva, sobrinha-neta de Dona Maria da Conceição Santos (Custodinha), o Terno de São Benedito, após sua morte, foi assumido pelo Sobrinho Antônio da Silva (Toni da Custodinha). Doente, acabou transferindo o I Terno de São Benedito para Zé Expedito. “Após o falecimento de Zé Expedito, o Terno de São Benedito foi transferido para Wanderley Cardoso, seu filho, sem nenhuma consulta aos membros”, ponderou.
Entretanto, e segundo o professor José Gomes, também membro do II Terno de São Benedito, o descaso com a tradição é que teria motivado o Legado e os Dançantes a lutar e refundar o Terno. “Não concordamos com o descaso com o Terno, de atrasos constantes e falta de compromisso,” denunciou. “Entretanto, não temos a intenção de esvaziar o I Terno”, concluiu.
Outras exigências para o reconhecimento do II Terno de São Benedito que eram o Mestre e o Contra-Mestre, segundo Catharina Prates, já teriam sido atendidas, recaindo essas funções sobre Antônio Pereira de Souza (Tony Preto)e Maria da Paixão Silva, respectivamente.
Atualmente, os Festejos de Agosto estão organizados em 6 unidades folclóricas, a saber: 2 Ternos de Marujos, 2 Ternos de Nossa Senhora do Rosário, 1 Terno de São Benedito e um Grupo de Caboclinhos.
Porém, quando chegar o 1° Dia das Festas de Agosto, e diante de Nossa Senhora do Rosário e do povo de Montes Claros, o II Terno de São Benedito estará sagrado e profanamente autorizado a desfilar.
É o que garante seus organizadores.

2 respostas

  1. O mais triste é que o que motivou a criação destecterno foi o ego ferido daqueles que não entendem e não se submetem a muitas regras. Foi bem conveniente a nostalgia da familia de Custodinha.
    Muito triste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =