Os candidatos do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil têm mais uma semana para efetivar a inscrição. Prazo para pagamento da taxa pelos não isentos passou para 19 de junho

Foto: Inep

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 14 de junho. O prazo estendido, antes destinado somente para os candidatos do Rio Grande do Sul por conta das enchentes no estado, vale para todo o Brasil. Na programação anterior o término estava marcado para sexta (7).
Outras datas do cronograma também foram ajustadas, coloca o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica a prova. Com isso, “as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho”.
Já o pagamento da inscrição, para os não isentos, no valor de R$ 85 passa para 19 de junho. As datas das provas permanecem iguais, previstas para acontecerem em dois domingos, 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Em nota, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a prorrogação visa ampliar a oportunidade para que os jovens se inscrevam: “Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”.
De acordo com o Inep, estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já estão com praticamente 100% dos concluintes da rede pública de ensino médio inscritos no Enem. Inclusive os estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul, que enfrentam dificuldades pela tragédia climática, já são mais de 70% dos inscritos.

Enem
A seleção feita pelo Enem permite a oferta, pelo Ministério da Educação (MEC), de vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de permitir bolsas de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) em instituições privadas, como também servem como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, entre eles o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Acesse a Página do Participante para realizar a inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezesseis =