– O antropólogo João Batista de Almeida Costa lançou uma vaquinha on line para custear a publicação do livro Norte de Minas, Cultura Catrumana, Suas Gentes, Razão Liminar, uma coletânea de seus estudos sobre a origem e formação do Norte de Minas.
O objetivo é imprimir 2.000 exemplares com 380 páginas e doá-los às escolas municipais e estaduais, bem como às instituições de ensino superior da região. Haverá ainda uma edição em e-book.
O livro, dividido em 3 seções, trata da cultura regional em si e sua relação com Minas Gerais como abertura dos capítulos. Em seguida são abordados os Quilombos, que na região somam mais de 200. A terceira seção é reservada aos estudos sobre Comunidades Tradicionais, grupos étnicos conhecidos como Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Vazanteiros, Indígenas e Apanhadores de Flores.
Formado pela UnB e um dos maiores estudiosos da região, ele conta que teve a ideia de organizar esse trabalho durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, para ocupar seu tempo.
“Sempre fui cobrado para divulgar meus estudos já publicados em revistas acadêmicas, pois a maioria das pessoas não têm acesso às revistas especializadas”, revela Joba Costa.
A pessoa que contribuir com até R$ 20,00 receberá via e–mail a edição e-book do livro. Acima desse valor, o doador ganha ainda uma versão impressa, sendo a quantidade de acordo com o valor da doação mais o valor do envio pelos Correios.
“O livro não será comercializado. É um presente meu para as gentes de nossa singular região, cuja história, cultura eeconomia tem sido fundamental para Minas Gerais desde o início do século XVIII”, reforça João Batista de Almeida Costa.
Mais informações no site da Vakinha: Norte de Minas e a razão liminar.