VAMOS À FEIRA
A Prefeitura de Lontra, no norte de Minas Gerais,criou o programa “Vamos à Feira” para beneficiar os feirantes da agricultora familiar, que expõem seus produtos semanalmente na feirinha daquela cidade, e as pessoas em vulnerabilidade social.
“Este programa contempla 200 famílias que estão em situação de fragilidade no nosso município. Cada família recebe R$ 50,00 através de cartão magnético do Sicoob/Credinor para comprar alimentos junto aos feirantes, que também receberão desta instituição financeira as maquininhas para receberem o pagamento das famílias cadastradas, bem como de todos os consumidores que usam cartões magnéticos”, explicou o prefeito Dernival Mendes dos Reis.
Para ele, o Sicoob/Credinor é mais do que um banco, se colocando hoje como uma cooperativa que vem ajudando a fomentar a economia local. Segundo o prefeito, a cidade de Lontra está sendo a maior referência da região pelo zelo administrativo que vem sendo adotando no trato com a coisa pública, o que acabou alavancando a economia local.
“Mesmo neste momento conturbado que estamos atravessando, causado por esta pandemia do coronavírus e pela recessão que assola o nosso país, Lontra vem superando e sendo exemplo como uma das cidades mais pujantes da região”, considerou. “Isso, porque a nossa maior preocupação é com o bem-estar da nossa população, especialmente a mais necessitada. Prova disso, criamos três programas com recursos próprios: o bolsa aluguel, o bolsa renda e agora o vale feira”, pontuou, argumentando que isso só é possível porque a administração economiza cada centavo para fazer face a esses investimentos.
“Até um parafuso eu quero saber onde está”, exemplificou Dernirval, revelando uma conversa que teve com um dos seus filhos. “Um dia meu menino mais velho me falou: pai, o senhor quer fazer da Prefeitura igual a loja nossa. E eu disse que não. Tenho que ser melhor meu filho, porque aquilo lá não é nosso e temos que administrar com zelo para que esse dinheiro volte de retorno para seu verdadeiro dono, que é a população”, observou.

Emendas parlamentares
O prefeito recordou que a parceria com o legislativo municipal e com alguns deputados, além de órgãos públicos, entidades e associações, tem sido imprescindível para o progresso de Lontra.
“A nossa Câmara Municipal foi fundamental para o desenvolvimento de Lontra, bem como a Emater, as associações etc., e o Sicoob/Credinor, além dos nossos deputados que estão sempre injetando dinheiro em nossa cidade, através de emendas parlamentares. Ele citou de modo especial o deputado Gil Pereira, considerado fiel parceiro da administração desde o início do primeiro mandato do atual prefeito.

Fim do êxodo rural
Dernival lembrou ainda que a cidade de Lontra vem sendo uma grande geradora de oportunidades, tanto no campo quanto na cidade, fato que está possibilitando o fim do êxodo rural, quando era comum a chegada de ônibus para encher de trabalhadores com destino a outros centros urbanos.
“Fico recompensado quando vejo o ônibus, contratado pela Prefeitura, chegando diariamente cheio de pessoas da nossa zona rural para trabalharem em nossa cidade, além de outros lontrenses que acabaram voltando para a nossa terra devido às várias oportunidades de emprego que foram criadas aqui nos últimos 5 anos. Sinceramente, eu fico até emocionado, pois jamais imaginaria que esse dia iria chegar com tanta rapidez”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezesseis =