O vereador também apresentará projeto de lei para reconhecer a modalidade como esporte
Em breve não se verá mais nas vias públicas de Montes Claros motociclistas empinando motos e infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque será construída em área próxima ao Aeroporto uma pista para a prática do wheeling, manobra popularmente conhecida como “Grau”. A ordem de serviço para o início das obras será dada na próxima segunda-feira (17), às 19 horas, pelo prefeito Guilherme Guimarães.
O local apropriado para a prática do “Grau” é uma luta do vereador Rodrigo Cadeirante, que na sequência entrará com projeto de lei para transformar a manobra em atividade esportiva, iniciativa já em curso em várias Câmara Municipais e Assembleias Legislativas pelo Brasil afora, incluindo o Parlamento mineiro.
Cadeirante explicou que a construção da pista e posteriormente o reconhecimento da modalidade como esporte representa o enfrentamento ao preconceito. Lembrou que o skate, por exemplo, outrora era alvo de discriminação e hoje é esporte olímpico, algo que ele considera que também ocorrerá com o “Grau”.
“Pessoas que criticavam o skate são as mesmas que hoje aplaudem Rayssa Leal (prata e bronze nas olimpíadas de Tóquio e Paris, respectivamente). Isso, porque foi quebrado o preconceito contra esse esporte”, disse. Ele considera que a definição de um local próprio é uma forma de coibir a execução dessas manobras nas ruas da cidade.
Rodrigo Cadeirante reforçou que logo após a inauguração da pista apresentará projeto de lei na Câmara Municipal reconhecendo o “Grau” como esporte. Essas medidas, conforme o vereador, pretendem justamente tornar o trânsito mais seguro, pois não haverá mais justificativa para realizar as manobras em via pública.
Ele revelou que já está conversando com a Polícia Militar e MCTrans no sentido de endurecer a fiscalização para coibir a prática irregular, tão logo a obra esteja pronta. O “Grau de moto” é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira. É originário nos Estados Unidos na década de 1970.
(Texto e foto: jornalista Waldo Ferreira)