– Propaganda do Ministério da Educação foi compartilhada nas redes sociais para divulgar o último dia de inscrições para concorrer a bolsas que dão 50% ou 100% para cursos de uma instituição privada; mas os internautas denunciaram que na foto a mensagem retratava uma aluna que entra na faculdade negra e sai branca quando diplomada –
Uma peça de propaganda do Ministério da Educação sobre o Prouni foi denunciada por racismo na internet. Uma jovem negra aparece segurando o diploma, mas a mão que segura o canudo é branca.
A propaganda foi compartilhada nas redes sociais para divulgar o último dia de inscrições para concorrer a bolsas que dão 50% ou 100% para cursos de uma instituição privada. Para os internautas, a mensagem subliminar é retratar um aluno que entra na faculdade negro e sai branco quando diplomado.
Além da imagem, a postagem vem acompanhada de um vídeo com a mesma foto, mas desta vez sobre o rosto da jovem negra com penteado afro se sobrepõe o de uma branca com cabelos lisos.
Três reações no Twitter ganharam destaque na enxurrada de respostas críticas à peça publicitária. Uma delas diz: “Ganhe um diploma e troque a cor da pele”. A outra: “Opa, MEC racista: tá tendo”.
Em nota, o MEC justificou a estratégia da propaganda era “enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos, e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero”.