Lula parabeniza paratletas brasileiros por campanha histórica nas Paralimpíadas de Paris

Delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris (Foto: Alê Cabral / CPB)

O Brasil atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Com isso, o país se consolida entre as cinco maiores potências em Jogos Paralímpicos.
Nesse último dia da competição, a halterofilista carioca Tayana Medeiros levantou 156 quilos e conquistou o ouro da categoria até 86 quilos nos Jogos Paralímpicos de Paris, com direito a recorde paralímpico.
Já a Paracanoagem teve uma dobradinha histórica nos Jogos neste domingo: Fernando Rufino conquistou o bicampeonato, enquanto Igor Tofalini faturou a medalha de prata. É a primeira vez na história que ocorre uma dobradinha em Paralimpíadas numa prova masculina da modalidade que usa tronco e braços na remada.
No sábado, a acreana Jerusa Geber deu mais uma demonstração de que, aos 42 anos de idade, vive o ápice de sua carreira esportiva. Conquistou mais uma medalha de ouro no atletismo nos 200 metros classe T11, destinada a deficientes visuais, com o tempo de 24s51, igualando o recorde paralímpico da britânica Libby Clegg nos Jogos Rio 2016.
Outra conquista brasileira no atletismo no sábado foi o bronze que o paulista Thomaz Ruan alcançou na prova dos 400 metros classe T47, para amputados de braço. Ele conseguiu o tempo de 47s97, ficando atrás somente de dois marroquinos, Ayoub Sadni, prata com 47s16, e Aymane El Haddaoui, ouro com 46s65.
O Brasil conta com uma delegação de 280 atletas, que representaram o país em 20 das 22 modalidades da competição.
A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1960, em Roma. O Brasil ganhou sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos em 1976, uma prata, em Toronto, na modalidade Lawn Bowls, um esporte semelhante à bocha.

Lula parabeniza paratletas brasileiros por campanha histórica nas Paralimpíadas de Paris

O presidente destacou que o Brasil alcançou o quinto lugar no ranking geral de medalhas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com Atletas Paralímpicos e Olímpicos, no Palácio do Planalto, em Brasília – DF (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula parabenizou neste domingo (8) os paratletas brasileiros, que, nos Jogos de Paris 2024, conquistaram seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos, com 89 pódios.
O presidente destacou que o Brasil alcançou o quinto lugar no ranking geral de medalhas e elogiou o desempenho dos atletas.
“O Brasil fez história em mais uma Paralimpíadas. Nossos e nossas atletas conquistaram 89 medalhas, ficando no top 5 no ranking. Foi a melhor campanha até agora: 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Meus parabéns aos nossos esportistas que deram um show. Viva os nossos paratletas”, escreveu Lula na rede social Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + nove =