A Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, realizou a Meia Maratona José Nardel, que neste ano teve conotação internacional. A propósito, sagrou-se vencedor um queniano. Veja aqui o resultado


A prova realçou no seu percurso os parques municipais da cidade, criados, em sua maioria, na gestão passada do prefeito Humberto Souto. Esses espaços de lazer e de preservação ambiental foram idealizados e concluídos pelo ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, já falecido.
Além da criação de parques, Paulinho, como era carinhosamente conhecido, revitalizou todos os outros existentes na cidade, como o Mílton Prates, onde até uma pista de caminhada foi construída. Outros ele deixou encaminhados e quase concluídos, caso do Parque da Paz.
Infelizmente, por incompetência daquele que lhe sucedeu, seu legado começou a ser desfeito.
As obras de artes a céu aberto, por exemplo, fincada em cada canto da cidade – ideia de Paulinho -,também não mereceram os devidos cuidados.
Ainda bem que, no caso do Parque Sagarana, essa omissão foi corrigida a tempo, para o bem da cidade e de seus frequentadores, que poderão desfrutar do ar puro e ambiente saudável para crianças, jovens, adultos e idosos. O nome é em homenagem a um livro do escritor Guimarães Rosa. O local se consolidou como cartão-postal de Montes Claros, por ser um verdadeiro bosque no perímetro urbano da cidade, atraindo famílias para caminhadas, momentos de lazer e entretenimento.
Com 35 mil metros quadrados e localização estratégica, o Sagarana é dotado de uma ecopista com 1.300 metros de extensão, sendo ornamentado por obras de vários artistas plásticos, entre eles Gu Ferreira, Roberto Marques e Felicidade Patrocínio.
A corrida foi realizada em 30 de junho, um dia após a data em que Paulo Ribeiro completaria 64 anos (29). Foi como um presente àquele que se dedicou tanto a fazer de Montes Claros a cidade dos parques.
Um viva ao Meio Ambiente, um viva ao esporte e um viva a Paulinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + doze =