Além da atividade econômica, a Mineradora Equinox Gold, que explora a Mineração Riacho dos Machados, investe em projetos sociais com foco na diversidade e inclusão. O empreendimento, localizado nos municípios de Riacho dos Machados e Porteirinha, desenvolve trabalho junto com a comunidade voltado para a responsabilidade social
Segundo informa o gerente-geral Herbert Guido Ernesto, a unidade de Porteirinha apoiou seis iniciativas nesse sentido. Uma das entidades beneficiadas é a Associação Clube Feliz Idade, que trabalha com atividades sociais para idosos. O patrocínio será usado nos projetos Cozinha Feliz e Banda FIP.
A presidente da Associação, Sêlva Faria, diz que o aporte de recursos vai possibilitar diversificar o trabalho de assistência. “A gente quer fazer receitas para diabéticos, investir na cozinha sem açúcar, sem glúten, uma cozinha mais saudável”, informa. Sobre o incremento à banda, ela acredita que o recurso disponibilizado vai melhorar a qualidade das apresentações, pois, segundo Sêlva, os instrumentos são poucos atualmente, além de estarem defasados.
“Olha, nós ficamos felizes em receber o apoio da Equinox Gold. Estamos muito satisfeitos, na maior expectativa. Agora, nós poderemos entrar nesta magia dos sabores, dos sons, dos ritmos, e convidar todo mundo para experimentar as nossas receitas e dançar ao som da nossa banda, se Deus quiser”, comemora.
Ernesto explica que os projetos foram selecionados através dos fundos do Idoso (FI) e da Infância e Adolescência (FIA). Somente em 2022 foram destinados R$ 325 mil para as iniciativas selecionadas em Porteirinha. De acordo com ele, a intenção é ampliar esses investimentos em 2023.
- JOVEM APRENDIZ – Um dos resultados da política de inclusão desenvolvida pela Equinox Gold é o aumento da participação feminina. Por isso, a edição do projeto Jovem Aprendiz deste ano selecionou 15 mulheres para compor o time da unidade. Com isso, jovens de 18 a 22 anos têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências dentro do ambiente de trabalho.
Segundo a analista de recursos humanos e gestora do Jovem Aprendiz, Ana Paula Caetano, o projeto está em fase de ambientação, com aulas teóricas em parceria com a plataforma Rede Cidadã.
Uma das selecionadas, Maria Júlia mora em Riacho dos Machados e considera esse momento uma grande oportunidade para sua inserção no mercado de trabalho, adquirir experiência e crescer profissionalmente. “Espero ampliar meus conhecimentos, descobrir novas habilidades, aprimorá-las e criar uma possibilidade maior de sucesso na carreira”, projeta.