CIRO DESCARTA BOLSONARO NO 2º TURNO E ADIANTA: ‘ELE NÃO’

 – Ocupando o terceiro lugar nas urnas, Ciro Gomes (PDT), que registrou 12,51% dos votos válidos, anda não decidiu se irá apoiar ou não Fernando Haddad (PT) na disputa pela Presidência da República no segundo turno, mas adiantou que não irá apoiar o fascismo representado pelo candidato de extrema direita jair Bolsonaro (PSL). “Ele não, sem dúvida”, disse Ciro em referência ao #elenão, movimento contra Bolsonaro Bolsonaro, que também estará na segunda fase das eleições.

“Gratidão profunda ao povo brasileiro. Muita angústia e preocupação (sobre o resultado da eleição).”Minha história de vida é marcada pela defesa da democracia e contra o fascismo”, afirmou Ciro.

 

CIRO SAI FORTALECIDO COMO FIADOR DO SEGUNDO TURNO

O candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), agradeceu a votação que teve, em pronunciamento na noite do domingo (7) e apesar não antecipar seu apoio a Fernando Haddad, afirmou que está “do lado da democracia” e contra o fascismo. Ele também repetiu o bordão da campanha anti-Bolsonaro: “uma coisa está decidida: ele não, sem dúvida”. Ele disse que anunciará sua posição em breve: “Não vou demorar uma semana, não. Eu costumo decidir as coisas assim.”

O candidato do PDT repete a condição de outro candidato do partido, Leonel Brizola, em 1989, como o grande fiador da candidatura de Lula no segundo turno da eleição de 1989. Na ocasião, sem o alicerce de uma frente democrática, pois o centro decidiu marchar com Fernando Collor, Lula foi derrotado por 53% a 46%. Mas o cenário agora é outro, com a urgência de uma ampla frente contra o candidato fascista posta diante do país.

“Esse é o sentimento que eu termino: gratidão, profunda gratidão ao povo brasileiro”, disse. “Minha historia de vida é uma história de luta em favor da democracia e contra o fascismo”, ressaltou Ciro Gomes.

Ao deixar seu apartamento, em bairro nobre da cidade de Fortaleza, para falar com a imprensa, Ciro foi muito aplaudido por apoiadores. Acompanhando pelo irmão, senador recém eleito, Cid Gomes (PDT), da mulher, Giselle Bezerra, e de assessores, Ciro disse que vai anunciar seu apoio em breve.

“Não vou demorar uma semana, não. Eu costumo decidir as coisas assim. Só que agora tem um conjunto muito grande de forças. Então, eu quero anunciar, por mim, o meu espírito é de continuar fazendo o que eu fiz a vida inteira: lutar em defesa da democracia e contra o fascismo. Uma coisa já está decidida: Ele não [citando campanha #elenão contra o candidato Jair Bolsonaro] sem dúvida”, assegurou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *