– Montes Claros perde 42 leitos de UTI Covid e Saúde fica preocupada –
 O Ministério da Saúde deixou Montes Claros, município responsável pela Gestão Plena da Saúde (Média e Alta Complexidade) o Norte de Minas Gerais, sem 42 leitos de UTI para Covid, que tinha credenciado em junho passado, pois dos 60 leitos aprovados na época, apenas 18 foram mantidos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A secretária Dulce Pimenta, em entrevista, explicou que essa redução de leitos é preocupante. Ela alertou que isso ocorre quando Montes Claros apresenta alta incidência de casos de Covid-19. Os dados mostram a cidade com 19,3 casos por 100 mil habitantes, bem acima da média estadual e nacional, que é de 12,2 em Minas Gerais e 16,2 no Brasil. O alívio é que a taxa de letalidade da cidade é mais baixa do que a média estadual e nacional, pois enquanto Montes Claros tem 1,6%, Minas Gerais está com 2,5% e o Brasil com 2,8%.

Secretária Municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta

A Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.264, de 20 de novembro aprovou o Plano de Contingência da Grade Hospitalar para enfrentamento da pandemia de Covid-19 a necessidade de estruturar a rede hospitalar do Estado de Minas Gerais para o enfrentamento do Covid-19, com a disponibilização de leitos clínicos e leitos de UTI; a necessidade de atualizar os Planos de Contingência Macrorregionais, para a redução do número de leitos de UTI Covid nos territórios, considerando a diminuição nas taxas de ocupação dos leitos de UTI das macrorregiões.

Dulce Pimenta lamentou os abusos ocorridos nesse final de semana na cidade, com festas clandestinas e ainda rolezinho na avenida Deputado Esteves Rodrigues, com aglomeração de pessoas sem uso de máscaras, álcool e distanciamento. Ainda segundo ela, isso compromete a vida da população e exige uma reação do Poder Público. Ela pede a colaboração da população, para com isso impedir medidas mais enérgicas. Desde a madrugada de domingo que a Prefeitura decidiu tomar uma medida: os organizadores de festas clandestinas serão presos pelo crime de saúde publica.

*Com informação do Jornal Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − quatro =