A presença de Carlos Lupi, nessa sexta- feira, na inauguração é um pedido do deputado federal Délio Pinheiro (PDT). O município é o único de Minas a ser contemplado com o projeto, parceria entre os ministérios da Previdência e Direitos Humanos e Cidadania

Localizada numa das regiões de maior incidência de pessoas que recebem o Benefício da Prestação
Continuada (BPC) – destinado a pessoas com deficiência -, Montes Claros é um dos 15 municípios
contemplados com a instalação de uma Sala Multissensorial para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no INSS.
A unidade de Montes Claros será inaugurada pelo ministro da Previdência Social, Calos Lupi, nessa sexta-feira (28), às 16 horas, e ficará localizada na agência do INSS. A agência receberá ainda kits contendo brinquedos, livros, tapete emborrachado, túnel de lycra, abafador de som para ser colocado no ouvido. O foco é o atendimento humanizado às pessoas com deficiência no INSS.
A ideia das salas multissensoriais partiu da constatação de que as crianças ficam mais confortáveis enquanto aguardam atendimento quando é utilizado esse recurso. Elas encontram um ambiente equipado com brinquedos, abafadores de ruídos, iluminação adaptável, almofadas e tapetes sensoriais. A iniciativa faz parte de uma parceria do Ministério da Previdência Social, INSS e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
O deputado federal Délio Pinheiro (PDT) recepcionará o ministro e manterá agenda com ele na cidade. O parlamentar é um dos entusiastas da política de inclusão e vê nas salas multissensoriais uma ferramenta essencial para auxiliar no processo de desenvolvimento das crianças com esse transtorno.
Délio lembra que esses equipamentos possibilitam um ambiente equipado com recursos que estimulam os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar -, além de dois sentidos “ocultos”, que são a propriocepção (capacidade de sentir onde seu corpo e membros estão posicionados no espaço) e o senso de equilíbrio (percepção de equilíbrio e orientação espacial). Esses locais também permitem organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente aos estímulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =