Os montes-clarenses estão sentindo, desde o início desta semana, muito calor e os reflexos do tempo seco, principalmente nos períodos da tarde. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias os termômetros podem chegar aos 38 graus, temperatura máxima prevista para sexta-feira (13), com índices da umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Esta condição no tempo é causada pela forte massa de ar seco e quente que atua na região Sudeste, afastando a nebulosidade e impedindo a ocorrência de chuvas. Ela funciona como um bloqueio atmosférico, impossibilitando a entrada da instabilidade por meio das frentes frias.
Nessa quarta-feira (11), os termômetros em Montes Claros variaram entre os 15 de mínima e 36 de máxima, e a umidade relativa do ar permanece em estado de observação, situação que pode mudar com os passar dos dias. Conforme dados da estação meteorológica do Inmet, instalada no Campus da UFMG de Montes Claros, a concentração de vapor d’água suspensa no ambiente foi de 27%, por volta das 14 horas desta quarta-feira, bem abaixo do recomendado como ideal para a saúde humana, que é de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Marcações entre 21% e 30%, são valores considerados “estado de atenção” e poderão ser observados na cidade ainda nesta segunda semana de setembro. Este patamar significa que há risco maior de incidência de problemas respiratórios e infecções oculares e, por esta razão, especialistas recomendam mais cuidado com a higiene, além de evitar exercícios físicos ao ar livre e não se esquecer de ingerir bastante água.
Os baixos índices de umidade favorecem ainda a piora na qualidade do ar e maior ocorrência de incêndios em áreas secas, gerando fuligens que podem dificultar a visibilidade nas estradas. Nesta quinta-feira (12), o Inmet prevê céu claro e temperaturas entre os 15 e os 36 graus. Nas horas mais quentes do dia, os menores percentuais de umidade devem ser observados e podem chegar aos 25%.
via Jornal Gazeta